BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

UNIRON: Acadêmicas de enfermagem apresentam trabalho em seminário nacional

As futuras enfermeiras, esperam que essa participação, sirva de incentivo para os demais acadêmicos atuarem em eventos desse porte

ASSESSORIA

05 de Dezembro de 2020 às 10:38

Atualizada em : 05 de Dezembro de 2020 às 11:54

Foto: Divulgação | Da esquerda para a direita: Alessandra Magalhães e Kyara Fernanda

No último dia 02, as acadêmicas do 10º período de enfermagem da UNIRON, Alessandra Magalhães Rocha Félix e Kyara Fernanda Costa Marim, apresentaram de maneira virtual, o trabalho: “Prevalência e fatores associados à violência por parceiro íntimo”, no XII Seminário de Internacionalização na área de Enfermagem. Este tema é recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de ambas, intitulado “Prevalência e fatores associados à violência por parceiro íntimo: Um estudo das Unidades de Pronto Atendimento na capital de Rondônia.
 
Sob orientação da Professora Clenilda Aparecida dos Santos, os trabalhos tiveram por objetivo, caracterizar o perfil sócio demográfico das participantes do estudo e estimar a prevalência e os fatores associados à violência por parceiro íntimo em mulheres usuárias de Unidades de Pronto Atendimento em Porto Velho, Rondônia. Conforme a docente, “Elas merecem esta oportunidade, pois são alunas dedicadas e comprometidas desde o início do projeto de estudo. Na última quarta-feira, elas tiveram esse esforço reconhecido e levou o nome da Faculdade UNIRON a um dos eventos mais importantes da enfermagem brasileira”.
 
Segundo Alessandra, “foi uma experiência única, que certamente ficará marcado na minha formação como acadêmica, principalmente por sermos as únicas graduandas da região norte, e representarmos com êxito a nossa Instituição de Ensino”. Para ela, certamente, o incentivo da orientadora, serviu para encorajar a aceitar o desafio. Somado a isto, o tema da pesquisa é relevante, e, espera que isso sirva para melhoria no respeito às mulheres nos relacionamentos”.
 
Já Kiara, descreve o momento, como algo muito especial, pois trata-se do resultado de um trabalho que durou cerca de 2 anos. Segundo ela, “é uma pesquisa que tem muita importância, pois no decorrer do levantamento dos dados, pudemos perceber que além das estatísticas oficiais, existem inúmeros casos que não são denunciados, já que, segundo as vítimas, há o receio de sofrer represálias por parte dos agressores. E, quanto a participação no seminário, foi importante, pois éramos as únicas a abordar esse tema, além de agregar valor à nossa formação acadêmica e profissional.
 
As futuras enfermeiras, esperam que essa participação, sirva de incentivo para os demais acadêmicos atuarem em eventos desse porte.
 
O Seminário de Internacionalização na área de Enfermagem, é realizado desde 2007 pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem, e, que teve como foco de discussão em 2020, as inovações e os impactos na sociedade da produção de conhecimento no âmbito da formação em nível de doutorado em enfermagem. O público alvo foi formado por docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde vinculados a grupos de pesquisa de enfermagem.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS