BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

UNIRON: Professores publicam artigo sobre a transparência na gestão de pessoas

De acordo com José Carlos, este artigo é o segundo de uma série de trabalhos destinados a analisar e contribuir para a melhoria dos serviços públicos no Estado

ASSESSORIA

25 de Novembro de 2020 às 14:29

Atualizada em : 25 de Novembro de 2020 às 14:31

Foto: Divulgação

Novamente, os professores da UNIRON, José Carlos Colares, Rosângela Aparecida da Silva e Marcio José Matias Cavalcante, publicaram artigo científico em inglês, no International Journal of Business Administration. Dessa vez, a publicação inserida na revista internacional, aborda a respeito dos processos de transparência e prestação de contas na gestão de pessoas em 20 municípios do Estado de Rondonia. 
 
Com o título “Analysis of Public Transparency in Municipal Peoplo Management in the State of Rondônica, Brazil”, o referido artigo, foi publicado no último dia 20 de outubro, através do link http://sciedupress.com/journal/index.php/ijba/issue/view/948, e, está disponível para o público em geral.
 
De acordo com José Carlos, este artigo é o segundo de uma série de trabalhos destinados a analisar e contribuir para a melhoria dos serviços públicos no Estado. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que analisou o processo de transparência da gestão dos recursos humanos em prefeituras do Estado, a fim de identificar boas práticas de gestão e averiguar se as prefeituras adotam medidas modernas e eficazes em seus processos de gestão de pessoa. Trata-se de um trabalho que envolve interesse político, social e acadêmico, pois tem potencial para influenciar estudos sobre políticas públicas mais efetivas que melhorem a prestação de serviços à sociedade. Por outro lado, nossos acadêmicos terão oportunidade de perscrutar um trabalho objetivo, claro e conciso que possibilite a ampliação do conhecimento e debate sobre um assunto de interesse geral. 
 
De acordo com Rosangela, o fator humano é primordial no desenvolvimento de qualquer segmento, seja ele público ou privado. A transparência nos processos públicos é extremamente necessário, e em se tratando de gestão de pessoal torna-se, primordial. Para ela, a satisfação é muito grande em participar deste projeto, juntamente com renomados professores da Instituição de Ensino Uniron, resultando em grande contribuição para a Administração Pública e para sociedade.
 
De acordo com Márcio, o artigo nos apresenta uma visão muito interessante acerca da evolução da gestão pública, sobremaneira no tange à gestão de pessoas. Desde os anos 90, fala-se em modernização da gestão pública,  todavia, essa mudança não ocorre como “um virar de chave”, ela é lenta e gradativa, e tem na gestão de pessoas uma dos seus grandes pilares. Portanto o artigo em comento visa deixar evidente como se desenvolve a gestão municipal de pessoas, considerando o princípio da transparência. 
 
Ainda, segundo Cavalcante, tal evidência permite que percebamos inúmeras situações atinentes à gestão de pessoas, que corroboram para que se tenha uma gestão pública mais propícia para resultados. Cabe destacar, que a percepção de pontos que requerem ajustes também é observado, o que, portanto, auxilia na melhoria contínua da gestão .
 
O International Journal of Business Administration, é um periódico digital, sediado no Canadá, e dedica-se à publicação de artigos de pesquisa para acadêmicos e professores, afim de compartilhar teorias e fundamentos científicos voltados à área de gestão e negócios, e, tem reconhecimento mundial por ser especializada na cobertura de temas sobre Administração, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Contabilidade e Inovação Empresarial.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS