BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

IMUNDÍCIE: Sem coleta, lixo infectante acumula em UTI do Hospital de Base

O lixo está sendo descartado em caixas de papelão improvisadas com sacolas plásticas

Rondoniaovivo - João Paulo Prudêncio

25 de Novembro de 2020 às 12:02

Atualizada em : 25 de Novembro de 2020 às 15:17

Foto: Divulgação

A falta do serviço de coleta de lixo em unidades hospitalares do Estado vem expondo a pacientes, acompanhantes e profissionais da Saúde a diversos riscos de contaminação e revelando cenas assustadoras dentro dos hospitais. 
 
Na manhã desta quarta-feira (25) imagens do leito de UTI do Hospital de Base mostrou a imundície no local, onde cidadãos em estado delicado de saúde estão convivendo com lixo perfuro cortante e infectado com secreções de pessoas doentes.  
 
O contrato com a empresa responsável pela coleta terminou nesta última segunda-feira (23) e até o momento o Governo do Estado não agilizou um novo prestador dessa atividade vital para o funcionamento de qualquer unidade hospitalar.
 
Cirurgias já estão sendo canceladas e servidores dos serviços gerais foram chamados às pressas para realizarem um curso para manuseio desse material, o que não foi visto com bons olhos por esses profissionais, que em sua maioria não sabem lidar com esse tipo de lixo. 
 
O lixo está sendo descartado em caixas de papelão improvisadas com sacolas plásticas. 
 
De acordo com o Governo, a SESAU que já possui um processo de contratação licitatório (0036.341348/2018-84) e emergencial em andamento (0036456949/2020-13), porém até agora as unidades permanecem desassistidas de coleta de lixo hospitalar. 
 
 
Veja vídeo:
 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS