BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ELEIÇÕES 2020: Simulação IBOPE para o segundo turno é retirada após decisão da Justiça Eleitoral

A projeção no segundo turno entre Hildon Chaves, Cristiane Lopes e Vinicius Miguel foi divulgada pelo IBOPE e republicada pelo Rondoniaovivo

RONDONIAOVIVO

12 de Novembro de 2020 às 16:10

Atualizada em : 14 de Novembro de 2020 às 08:23

Foto: Divulgação

 

A Justiça Eleitoral determinou o impedimento do instituto IBOPE em divulgar as expectativas de votos para prefeito de Porto Velho (RO) após uma decisão do juiz Sérgio William Domingues Teixeira, da 6º Zona Eleitoral da capital.

 
De acordo com a decisão, o magistrado acatou as alegações de que a pesquisa IBOPE divulgada no último dia 28/10/2020 apontava 30 pontos percentuais para Hildon Chaves; 16 pontos percentuais para Vinicius Miguel; e 10 pontos percentuais para Cristiane Lopes, isso com uma margem de erro de 4% para mais ou menos. 
 
Porém, mesmo com Vinicius Miguel e Cristiane Lopes estando empatados tecnicamente, o IBOPE apenas realizou a projeção de segundo turno com Chaves e Vinicius, deixando a candidata do PP de fora das análises. 
 
“A empresa responsável pela pesquisa deverá fazer tantas simulações de segundo turno quantas forem necessárias, ou seja, se realmente a pesquisa de votos apresentar, como fez na última pesquisa, um empate técnico entre VINICUS MIGUEL e CRISTIANE LOPES na intenção de votos para prefeito, deverá o IBOPE fornecer as duas simulações para o segundo turno, com o mais votado e Vinicius Miguel e também com o mais votado e Cristiane Lopes, bem como com um eventual terceiro ou quarto colocado que porventura também esteja tecnicamente empatado com o candidato que se encontre em segundo lugar”, disse o magistrado em sua decisão. 
 
Caso essas determinações não fossem cumpridas a multa estipulada ficou em R$ 50 mil para o instituto e para a Rede a Rádio TV Amazonas (GLOBO RONDÔNIA). 
 
Pesquisa foi retirada
 
Porém, a pesquisa IBOPE divulgada nesta última quarta-feira (11), horas antes da decisão da Justiça Eleitoral, trazia a projeção do segundo turno entre os três primeiros candidatos e foi republicada pelo jornal Rondoniaovivo – CONFIRA AQUI.
 
Nela Hildon Chaves vence Vinicius Miguel por 51% a 30% e perde para Cristiane Lopes por 33% a 29%.
 
No confronto entre Vinicius Miguel e Cristiane Lopes, o candidato do Cidadania vence por 38% a 35%. Essa pesquisa foi divulgada pela Rede Amazônia e portal G1 no final da tarde desta quarta (11) e desapareceu logo na manhã desta quinta (12).
 
De acordo com o G1, o Ibope fez uma simulação de segundo turno, mas a Justiça impediu a divulgação desse resultado, atendendo a um pedido de liminar da coligação Juntos Por Amor a Porto Velho, composta pelo Partido Progressista (PP) e Partido Republicanos da Ordem Sociais (Pros), que têm como candidata Cristiane Lopes, do Progressistas.
 
“O juiz Sérgio William Teixeira, da 6ª Zona Eleitoral de Porto Velho, determinou ao Ibope que faça simulação com todos os candidatos tecnicamente empatados com o segundo colocado e, na impossibilidade de promover essa consulta de simulação de segundo turno, determinou que esse resultado não seja divulgado”, disse o G1.
 
O ibope informou que vai recorrer da decisão.

Documentos anexos

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS