BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PUBLICAÇÃO: Boletim Diário sobre Covid-19 tem nova configuração a partir de hoje

Os casos acumulados permanecem no boletim, na primeira página, só não estarão em planilha específica como foi realizado ao longo dos últimos meses

ASSESSORIA

04 de Novembro de 2020 às 15:22

Foto: Divulgação

Importante ferramenta de comunicação sobre a incidência de Covid-19 no Estado, o Boletim Diário sobre Coronavírus em Rondônia passa por uma reformulação em seu layout a partir desta quarta-feira (4). Da edição 230 em diante serão suprimidas as tabelas que detalham números de casos, pacientes recuperados e óbitos por municípios, passando a constar na planilha principal, os dados móveis de casos ativos referentes aos últimos sete dias.
 
“Os casos acumulados permanecem no boletim, na primeira página, só não estarão em planilha específica como foi realizado ao longo dos últimos meses”, detalha Ana Flora Gerhardt, diretora geral da Agevisa.
 
A mudança foi decidida por meio de reunião entre membros da Sala de Situação Integrada (SCI), que contempla a participação de servidores de diversas pastas, que desenvolvem ações de interface no combate à Covid-19, no governo estadual. O primeiro documento a ser alterado foi o Relatório de Ações, publicado diariamente no portal do Governo de Rondônia e que serve de base para a elaboração do Boletim Diário, enviado para a imprensa e o banner virtual, com resumo dos casos, que é publicado nas redes sociais.
 
Nova configuração apresenta a soma de casos ativos dos últimos sete dias
 
“Realizamos pequenas alterações: retiramos as páginas com a taxa de contaminados por 100 mil habitantes, de curados e de óbitos, em razão de serem dados que não estão sendo amplamente utilizados”, explica Tadeu Sanchez, coronel do Corpo de Bombeiros Militar, que integra a SCI.
 
A atenção agora está voltada para os casos ativos e a média de casos confirmados nos últimos sete dias, seguindo inclusive a tendência de divulgação realizada pela mídia. “O principal dado utilizado ultimamente são os casos ativos, fator de crescimento (percentual) e taxa de ocupação dos leitos”, confirma Kerry Alesson, coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Agevisa.
 
TRANSPARÊNCIA
 
Ana Flora Gerhardt ressalta a importância de transparência em relação aos dados divulgados pelo Governo de Rondônia acerca da Covid-19. “Como percebemos a necessidade de trabalhar com os dados móveis ficamos com receio de aumentar ainda mais o tamanho do boletim que é divulgado à imprensa, que entre suas finalidades está o de apresentar os dados de maneira simplificada. No entanto, as planilhas que informam os casos acumulados por municípios permanecem divulgados no Relatório de Ação e todos os dados e análises estarão disponíveis no Painel Covid-19, de forma gráfica, sendo possível baixar os dados. Continuamos prestando serviço à comunidade com total transparência e comprometimento”, reforçou Ana Flora.
 
DECRETO N° 25.470
 
O Decreto n° 25.470 de 21 de outubro de 2020 que revogou o Decreto n° 25.049 de 14 de maio de 2020, define:
 
Taxa de Crescimento de Casos Ativos: A taxa de crescimento nas respectivas fases é calculada pela divisão da soma de casos ativos dos sete dias anteriores à data de reclassificação, pela soma de casos ativos dos sete dias anteriores à esta, esta taxa indica o fator Ameaça.
 
Taxa de Ocupação de Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Covid-19: Percentual de leitos de UTI Adultos ocupados na Macrorregião de Saúde do respectivo município, na rede pública estadual e municipal, esta taxa indica o fator Vulnerabilidade.
 
Matriz de Categorização: Diagrama entre os fatores Ameaça x Vulnerabilidade, a que um dado município se enquadra.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS