BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Debates discutem negócios e desenvolvimento da Amazônia

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

14 de Outubro de 2020 às 09:04

Atualizada em : 14 de Outubro de 2020 às 11:40

Foto: Divulgação

AMAZÔNIA+21
 
Nesta quarta-feira, 14, acontece a quarta e última rodada de debates prévios do Fórum Mundial Amazônia+21, com três painéis. O primeiro falando sobre pessoas, o segundo sobre negócios, ambos na parte da manhã, e à tarde, o terceiro painel trazendo o papel das cidades no desenvolvimento da região amazônica. Todos acontecem no horário de Brasília.
 
CONEXÃO 
 
O objetivo do Amazônia+21, é conectar governos, empreendedores, cientistas, pesquisadores, setor produtivo, investidores e sociedade para dialogar sobre a geração de riquezas na região amazônica, com proteção plena ao bioma.
 
AO VIVO
 
O evento é aberto, com tradução simultânea em inglês e espanhol, e transmitido pelas redes sociais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Youtube e Facebook. A organização do Fórum lembra que o evento é 100% online e as inscrições de forma gratuitas podem ser feitas através do link: Amazônia+21.
 
NÃO FECHA
 
Candidata a vice-prefeito de Ariquemes, Marlei Menezes Mezzomo,PP, declarou doação maior para a campanha do que seus próprios bens pessoais. A declaração de bens de Marlei, registrada no TER, foi de R$ 9.541,21 enquanto ela mesmo fez doação no valor de R$ 57.700,00.
 
 
 
MP
 
O caso deverá ser investigado pelo Ministério Público Eleitoral. A coligação encabeçada por Tiziu Jidalias já tem uma condenação obrigando a retirada de propaganda eleitoral na qual ele falava estar em primeiro lugar em pesquisa eleitoral.
 
SEM REGISTRO
 
A Justiça Eleitoral não confirmou registro oficial no sistema do TRE que aponta o candidato como líder na disputa à prefeitura de Ariquemes.
 
DETERMINAÇÃO
 
Devido à falta do registro, a juíza Elisangela Nogueira mandou retirar do Facebook o conteúdo do candidato e poderá, no julgamento de mérito, aplicar multa contra o candidato.
 
10 DIAS
 
O prefeito Hildon Chaves esteve na zona leste e anunciou entrega das obras na avenida Mamoré para daqui  no máximo 10 dias. No local, está sendo executada a segunda maior obra de drenagem da cidade.
 
EMPREENDIMENTO
 
Segundo Hildon, os trabalhos desenvolvidos na avenida Mamoré envolvem mil metros de galerias que ligam todo o bairro Flamboyant através da rua Itatiaia. O prefeito disse que o investimento é alto e a execução demorada.
 
RECLAMAÇÕES
 
O prefeito diz que entende as críticas porque o trânsito é afetado e as residências ficam empoeiradas. Hildon explicou que todos os transtornos serão esquecidos quando a obra for entregue, porque as alagações deixarão de ser rotina e os imóveis serão valorizados.
 
VOLTA ÀS AULAS
 
Reunião agora pela manhã na Seduc vai tratar do retorno às aulas. Tanto Estado e Município estão otimistas quanto a possibilidade de que ainda este mês já possa ocorrer alguma definição.
 
ENTENDIMENTO 
 
Márcio Félix, Secretário Municipal de Saúde, explica que a prefeitura já vem tratando da questão e quer alinhar o retorno junto com o Estado, obedecendo os protocolos recomendados pelos organismos de saúde.
 
PARCERIA
 
Félix enfatiza que no caso das crianças da zona rural, a prefeitura já teria condições de acionar motoristas e monitores para fazer o transporte terrestre. No entanto, a conversa com o Estado também é para alinhar o transporte fluvial que depende do governo para entrar em funcionamento.
 
PIMENTEL
 
O candidato a prefeito Williames Pimentel (MDB) disse ontem que tecnologia e inovação podem ajudar Porto Velho a retomar o crescimento na pós-pandemia. A afirmação foi feita após conhecer a instalação da rede de painéis solares da usina fotovoltaica da Rovema Energia.
 
ALTERNATIVAS
 
O candidato reforça que a Energia Solar é abundante em nossa região e uma fonte inesgotável, ambientalmente limpa, de baixo custo e tecnologicamente inovadora. Pimentel planeja a utilização da energia fotovoltaica na operacionalização de diversos setores do município, como por exemplo escolas que possuem aparelhos de ar condicionado.
 
OTIMIZAÇÃO
 
O entendimento de Pimentel me parece bastante sensato já que vamos ter que enfrentar duas realidades. A crise gerada pela economia como um todo e novos hábitos pessoais e rotineiros até que seja descoberta vacina contra esse vírus maldito que ai está. O novo gestor só vai fortalecer a economia saindo do trivial.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Presidente da CNTE critica PEC 32/2020 em live do Fórum Rondoniense

Presidente da CNTE critica PEC 32/2020 em live do Fórum Rondoniense

Para Heleno, em razão da pandemia, o momento deve ser considerado totalmente inadequado e desleal aos servidores, visto que eles serão os principais atingidos e não poderão ao menos, fazer ampla discussão sobre a proposta com os parlamentares do Congresso Nacional

29 de Outubro de 2020 às 10:45