CONHEÇA: Pesquisadores descobrem duas espécies de peixes na bacia do rio Madeira

Uma das espécies é conhecida popularmente como canivete

CONHEÇA: Pesquisadores descobrem duas espécies de peixes na bacia do rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O biólogo Willian M. Ohara, do Departamento de Engenharia de Pesca, do campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em coautoria com a pesquisadora Ângela Zanata, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os pesquisadores Junior Chuctaya e Luiz Malabarba, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram e descreveram duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira.
 
Uma das espécies é conhecida popularmente como canivete e foi encontrada nas cabeceiras do rio Guaporé, próximo a cidade de Comodoro, Mato Grosso. A outra espécie é conhecida como piaba ou lambari e ocorre nas cabeceiras do rio Jaci-Paraná, próximo a cidade de Campo Novo de Rondônia. Ambas as espécies possuem pequeno porte (não ultrapassando 10 cm) e são consideradas endêmicas do rio Madeira, ou seja, não ocorre em outros rios da bacia Amazônica.
 
As espécies foram nomeadas como C. nambiquara em homenagem a tribo indígena da região de Comodoro, onde a espécie ocorre. E a outra espécie foi nomeada como O. pacaasnovos em razão da espécie estar presente no Parque Nacional Pacaás Novos. Os trabalhos foram publicados na revista internacional Journal of Fish Biology.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS