BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

FAÇA A SUA: Mais de três mil carteiras de passe livre em viagens de ônibus foram emitidas

As carteiras dão direito a viagens em ônibus intermunicipais, o que facilita para aqueles que precisam se deslocar para outras cidades no Estado e não tem condições

GOVERNO DE RO

06 de Outubro de 2020 às 14:24

Foto: Ônibus de viagem na rodoviária de Porto Velho

O Governo de Rondônia, através do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) preocupados em contribuir para o bem estar da população, implantou o serviço de emissão de carteiras passe livre para deficientes físicos e idosos. Durante o pico da Covid- 19 os trabalhos de emissão ficaram mais lentos, agora já voltou à normalidade.
 
De acordo com o gerente de Transportes do DER, Theodoro Rahal os trabalhos estão acelerados de 1º de julho até dia 6 de outubro deste ano, onde já foram emitidas 3.035 carteiras de passe livre, sendo 2.218 para idosos e, 817 para deficientes físicos. “A procura está sendo grande. Nos últimos três meses, o número de emissões deu um salto. As carteiras dão direito a esse público viajarem em ônibus intermunicipais, o que facilita para aqueles que precisam se deslocar para outras cidades no Estado e não tem condições financeiras para custear as passagens”, destacou o gerente.
 
“Procuramos trabalhar a cada dia na melhoria da qualidade de vida da população de Rondônia. O governador Marcos Rocha prioriza todos os setores do Estado. A gratuidade do passe livre é necessário para a locomoção de idosos acima de 60 anos e deficientes físicos obedecendo todos os critérios da Lei 1307 de 2004. A passagem pode ser solicitada à empresa até três horas antes do início da viagem com assento reservado, conforto e comodidade merecida para esse público”, afirma Elias Rezende, diretor-geral do DER.
 
Os idosos devem apresentar os seguintes documentos: 
 
*Certidão de nascimento ou casamento
*Carteira de identidade, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social
*Comprovante de renda (dois) salários mínimos
*Comprovante de residência
*Título de leitor quando for o caso
*Duas fotos 3×4
*Cadastro para pessoa física (CPF) e Formulário para Requerimento
 
Já os portadores de necessidades especiais devem estar munidos dos documentos:
 
*Laudo médico
*Certidão de nascimento ou casamento
*Carteira de identidade, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social
*Comprovante de renda (dois) salários mínimos
*Título de eleitor, quando for o caso
*Comprovante de residência
 
LOCAL DE EMISSÃO
 
Os interessados pelo passe livre podem procurar uma unidade do Tudo Aqui nos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho. Nas demais cidades o atendimento é nas prefeituras, junto à assistência social, que vai repassar as orientações necessárias.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS