BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CORONAVÍRUS: Semusa homenageia servidores vítimas da Covid-19 em Porto Velho

Foi realizada cerimônia ecumênica virtual além de atos em todas as unidades de saúde da rede municipal

ASSESSORIA

05 de Outubro de 2020 às 11:28

Atualizada em : 05 de Outubro de 2020 às 15:26

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, na última quinta-feira (1), uma homenagem aos profissionais que trabalharam na linha de frente no combate ao novo coranavírus (Covid-19) e faleceram em decorrência da doença. O tributo aconteceu em todas as unidades de saúde e contou com a presença de alguns familiares das vítimas.
 
As homenagens iniciaram às 9h da manhã com a celebração de uma cerimônia ecumênica online, transmitida pela página da Semusa do Facebook. Os convidados, pastor Fábio Ramos e padre Alessandro, enfatizaram o valor de cada vida e o quanto se doaram em servir ao próximo. As secretárias titular e adjunta, Eliana Pasini e Marilene Penati, destacaram a importância de cada profissional que lutou e ainda continua na linha de frente ajudando a salvar vidas.
 
Em seguida, as unidades de básicas e de média e alta complexidade iniciaram um tributo aos profissionais. Em algumas, o ato aconteceu no pátio em outras dentro da própria unidade. Sem paralisar os atendimentos, as equipes fizeram um minuto de silêncio e reverenciaram os colegas que se foram com orações e salva de palmas.
 
A secretária-adjunta, Marilene Penati, acompanhou as ações na Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), onde foi diretora e onde trabalhava um dos homenageados, o técnico de enfermagem Jeová Carmo. Com a presença da irmã do homenageado, alguns colegas deixaram depoimentos, mensagens de carinho e finalizaram o ato com uma oração e palma.
 
 
Em seguida a secretária-adjunta se dirigiu ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) para também participar da homenagem ao motorista Odair José, carinhosamente chamado de Montanha pelos colegas. A esposa acompanhou toda a homenagem e carinho demonstrados pela equipe ao colega que partiu.
 
A secretária titular, Eliana Pasini, comandou as homenagens na sede da Semusa. Logo após a cerimônia ecumênica, os servidores se encaminharam ao pátio para celebrar a vida dos profissionais de saúde que estão e estiveram na linha de frente no combate à pandemia.
 
Em sua fala, Eliana Pasini lamentou a perda dos amigos e lembrou que a Semusa chorou pelas preciosas vidas que se foram. Eram companheiros de trabalho, profissionais da saúde, guerreiros e guerreiras que bravamente lutaram na linha de frente pela vida deles e de centenas de outras que precisaram de socorro. Salvaram muitas vidas, mas infelizmente não resistiram.
 
As homenagens fizeram parte do projeto "In Memoriam" que tem como objetivo reverenciar e agradecer todos os profissionais que lutaram bravamente para salvar a própria vida e de outras pessoas em meio à pandemia.
 
Para que os profissionais sejam sempre lembrados, a Semusa, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Informação e Tecnologia (CMTI) criou o site gratidãoesaudade.portovelho.ro.gov.br. O site é uma espécie de galeria virtual com fotos dos homenageados, vídeos e um espaço interativo as pessoas poderão enviar mensagens ou depoimentos sobre os homenageados bem como fotos ou vídeos.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Presidente da CNTE critica PEC 32/2020 em live do Fórum Rondoniense

Presidente da CNTE critica PEC 32/2020 em live do Fórum Rondoniense

Para Heleno, em razão da pandemia, o momento deve ser considerado totalmente inadequado e desleal aos servidores, visto que eles serão os principais atingidos e não poderão ao menos, fazer ampla discussão sobre a proposta com os parlamentares do Congresso Nacional

29 de Outubro de 2020 às 10:45