BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

AJUDA: Ações da Unesc contribuem com a saúde pública no município de Vilhena

A Unesc investiu aproximadamente 150 mil reais na aquisição dos equipamentos que foram entregues ao secretário de saúde de Vilhena, Afonso Emerick, para atender a rede municipal de saúde

ASSESSORIA

23 de Setembro de 2020 às 10:09

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (21), a Unesc entregou ao município de Vilhena 20 unidades de bombas de infusão peristáltica linear e 20 unidades de válvulas reguladoras para cilindros de oxigênio, com fluxômetro.
 
Os equipamentos chegam em um momento crucial e vão ser utilizadas no enfrentamento à Covid-19. A bomba de infusão é um dispositivo médico que fornece fluidos em quantidades controladas, como nutrientes e medicamentos, ao corpo de um paciente em tratamento. Já as válvulas reguladoras são utilizadas para a alimentação de gases medicinais nos aparelhos de anestesia, respiradores e equipamentos que necessitam de uma pressão controlada.
 
A Unesc investiu aproximadamente 150 mil reais na aquisição dos equipamentos que foram entregues ao secretário de saúde de Vilhena, Afonso Emerick, para atender a rede municipal de saúde.
 
A aquisição destes equipamentos faz parte de uma série de ações da Unesc, resultado do convênio celebrado entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura Municipal com a instalação do curso de Medicina em Vilhena.
 
“A Unesc, enquanto parceira do município de Vilhena, da prefeitura e da comunidade, segue ajudando neste momento difícil que o mundo inteiro está enfrentando. Queremos contribuir! É por isso que a Faculdade de Medicina de Vilhena tem uma atuação muito grande no município. Nestes dois anos foram diversas ações voltadas à saúde pública”, destacou o presidente da Unesc Rondônia, Antônio Carlos Nascimento.
 
Unidades Básicas de Saúde - Com a abertura do curso, a Unesc se comprometeu e tem realizado diversos investimentos em prol da saúde pública municipal, como a ampliação e reforma completa da Unidade Básica Afonso Mansur, um investimento de aproximadamente 600 mil de reais, já entregue à comunidade. Em breve, a Unesc inicia também a reforma e ampliação da UBS Leonardo Alves de Souza, que incluem todo o sistema elétrico, hidráulico, estrutura, piso, telhado, forro, pintura, sistema de segurança, entre outras obras.
 
Clínica Escola - Além disso, está em fase de execução a construção da Clínica Multidisciplinar na área de saúde, em anexo à Faculdade de Medicina, com 13 consultórios para atendimento à população. Um investimento previsto acima de um milhão de reais, que inclui, além dos consultórios médicos, sala de emergência, farmácia, sala de medicação, sala de triagem, entre outros espaços necessários a todo o atendimento médico dos pacientes.
 
Programas de Residência - Atualmente, a parceria entre a Unesc e a Prefeitura de Vilhena também coloca à disposição da saúde pública mais de 100 profissionais de diversas áreas, através da Residência Multiprofissional. Este tipo de formação é considerado pelo Ministério da Educação como o “padrão ouro” das pós-graduações Lato sensu. Cada residente recebe uma bolsa de R$ 3.330,43 do Ministério da Saúde para fazer o curso na forma de pós-graduação, com desenvolvimento de prática em serviço nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) em Vilhena.
 
Bolsas Integrais - A Unesc também conta com o Programa Institucional de Bolsa de Estudo de Medicina – Probem, projeto de bolsas integrais para estudantes em vulnerabilidade social, da região de Vilhena, atendendo o edital 06/2014 MEC. Hoje, 10 estudantes de Medicina são atendidos com a bolsa integral. O objetivo da Unesc é investir e contribuir com a formação de profissionais do Cone Sul, que fortaleçam a saúde na região.
 
Sobre a doação dos equipamentos que vão atender os leitos de UTI e a parceria entre município e Unesc, o secretário municipal de saúde de Vilhena, Afonso Emerick destaca os benefícios.
 
“São equipamentos necessários, específicos para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), muitas vezes são utilizados quatro ou cinco por paciente. Neste momento serão destinados para o tratamento de pacientes com Covid e, após essa pandemia, estes equipamentos vão continuar em Vilhena, atendendo os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Esta parceria entre o município e a Unesc é um projeto muito bonito, bastante amplo, que está sendo construída em prol da saúde da população”, ressaltou o secretário.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS