DESOCUPAÇÕES: MP ajuíza ações para retirada de invasores das Resex Ipê e Rio Preto Jacundá

O Ministério Público e a Procuradoria do Estado ajuizaram as ações civis públicas

DESOCUPAÇÕES: MP ajuíza ações para retirada de invasores das Resex Ipê e Rio Preto Jacundá

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tendo em vista a ocorrência de invasões e ocupação ilegal de reservas extrativistas na região do Vale do Jamari, o Ministério Público de Rondônia, por meio das Promotorias de Justiça de Ariquemes e Machadinho do Oeste, em conjunto com Procuradoria do Estado de Rondônia, ajuizaram ações civis públicas buscando a desocupação e responsabilização dos invasores.
 
No dia 18 de junho deste ano, equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Batalhão de Polícia Ambiental se dirigiram à Reserva Extrativista Ipê, localizada em Machadinho do Oeste, e constaram a existência de moradias construídas recentemente e a presença de aproximadamente 22 famílias no local que, embora notificadas, não desocuparam a reserva voluntariamente. No local, também foi constatada supressão ilegal de vegetação.
 
Já no dia 3 de julho, as equipes de fiscalização realizaram operação na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá (que abrange os municípios de Machadinho do Oeste e Cujubim), na porção da Resex localizada no município de Cujubim, ocasião em que se constatou casas e barracos construídos recentemente no interior da Unidade de Conservação, tudo sem nenhuma autorização do Estado de Rondônia, além de supressão de vegetação, abertura de estrada e queimada.
 
Foi constada a existência de pelo menos 15 obras recém construídas no local, entre construções bem estruturadas e barracos, o que indica que a ocupação da área teve início há pouco tempo e está se expandindo rapidamente, com graves prejuízos ao ecossistema local, evidenciando-se, inclusive, espécie de ‘loteamento’ ilegal de áreas no interior da Reserva.
 
Diante disso, tendo em vista que as Reservas Extrativistas são objeto de especial proteção, bem como diante dos ilícitos ambientais e invasão, houve a necessidade de ajuizamento de ações civis públicas.
 
Em relação à Resex IPÊ foi ajuizada a Ação Civil Pública n. 7001437-13.2020.8.22.0019 na Comarca de Machadinho do Oeste, já com decisão liminar do 1º Juízo da Comarca determinando a desocupação do local. Subscrevem a ação o Promotor de Justiça Leonardo Goulart Magalhães e os Procuradores do Estado Antonio Isac Nunes Cavalcante de Astrê e Matheus Carvalho Dantas.
 
Quanto à Resex Rio Preto Jacundá, foi ajuizada a ACP n. 7009535-38.2020.8.22.0002 perante a 1ª Vara Cível de Ariquemes, com pedido de tutela de urgência liminar consistente na determinação para que os requeridos desocupem a Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá, bem como se abstenham de ingressar novamente no local, estendendo-se essa decisão a todos os demais ocupantes sem autorização do Estado de Rondônia para ingressar e permanecer nessa Unidade de Conservação, sob pena de multa individual no valor de R$ 10 mil por dia de descumprimento, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
 
Esta ação aguarda decisão do Poder Judiciário, a qual foi subscrita pelas Promotoras de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, Promotoria de Justiça de Ariquemes, e Naiara Ames de Castro Lazzari, Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, bem como pelos Procuradores do Estado Antonio Isac Nunes Cavalcante de Astrê e Matheus Carvalho Dantas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS