BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

INOVAÇÃO: Yamaha cria primeira moto elétrica 250cc para motocross

Ainda sem um nome definido, novidade faz parte do projeto EMX Powertrain, cujo objetivo é desenvolver veículos para motocross com propulsores elétricos

Electrek

11 de Agosto de 2020 às 08:34

Foto: Divulgação

A Yamaha está desenvolvendo uma nova moto elétrica considerada pela empresa como a primeira dedicada ao motocross com motor de 250cc. A novidade é resultante de parceria da Yamaha com a Dohms (empresa que desenvolve soluções elétricas para veículos de duas rodas), a SPIKE (fabricante de baterias) e a Royal Dutch Motorcyclists.
 
Ainda sem um nome definido, a nova moto faz parte do projeto EMX Powertrain, que tem como objetivo desenvolver veículos para motocross com propulsores elétricos.
 
Tal projeto só reforça a tendência de substituição dos motores de propulsão pelos motores elétricos nos esportes a motor. O Mundial de Motociclismo ou Moto GP já conta com uma categoria de motos elétricas, e o motocross é o próximo a adotar a novidade.
 
 
O futuro do motocross é elétrico
 
O protótipo da nova moto elétrica da Yamaha tem como base o corpo do modelo Yamaha YZF250. A SPIKE contribuiu com as baterias intercambiáveis, e a Dohms forneceu os demais componentes elétricos necessários para o seu funcionamento.
 
O projeto já tem um ano e meio de desenvolvimento, e nasceu a partir de uma ideia do piloto de motocross Elmar Dohms, que alertou sobre como o barulho das motos estava prejudicando o esporte, gerando uma queda de popularidade. Além disso, o ruído e as restrições ambientais estimularam a busca por novas alternativas, e as motos elétricas se apresentaram como uma solução potencialmente viável.
 
Por outro lado, a Yamaha demonstra entusiasmo em apoiar um projeto como esse, uma vez que entende que é importante impulsionar a evolução da tecnologia elétrica nos veículos.
 
 
Aposta em veículos elétricos
 
A Yamaha está investindo pesado na produção de veículos elétricos para diferentes segmentos. Em julho, a empresa apresentou ao mundo uma bicicleta elétrica trekking e, logo depois, uma mountain bike elétrica com design futurista, a Yamaha YDX-MORO.
 
Além disso, a companhia também anunciou os seus novos motores elétricos de alta potência para motos e carros elétricos, que podem integrar veículos de diferentes marcas. Dessa forma, a empresa japonesa tenta acompanhar o ritmo da concorrência doméstica em um segmento que é o futuro da mobilidade urbana.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS