A Professora Nirlene Aparecida de Oliveira, do curso de Direito da UNIRON, teve a honra de participar da mais nova obra literária na área de Direito Público, colaborando na produção de um capítulo sobre Extrafiscalidade como política pública para a sociedade. Segundo ela, é a terceira vez que colabora na produção de um livro voltado à pesquisa científica na área jurídica.
Intitulado 'Estado Democrático de Direito e sua responsabilidade', o livro, cuja produção esteve sob a coordenação do Professor e Pesquisador Renato Bernadi, teve seu lançamento em formato digital. O trabalho, realizado coletivamente, deriva de pesquisas científicas e programas de pós-graduação, abordando diversas discussões sobre o desempenho do papel do Estado em benefício da sociedade.
Para Nirlene, coube a autoria do capítulo 'A Extrafiscalidade para Políticas Públicas e o Método Interpretativo de Dworkin'. Para isso, ela contou com apoio de outro Pesquisador da área, onde, juntos, desenvolveram o tema visando a importância que o sistema jurídico tem para os cenários social, econômico e governamental.
Segundo a autora, a elaboração de pesquisas científicas como essa, além de oferecer realização profissional, traz a oportunidade para a busca de novos conhecimentos. "No estudo do Direito, precisamos nos voltar para o que vai 'além da letra da Lei', ou seja, precisamos ter uma visão ampla e sempre nos ater aos valores sociais, pensando em nossa área como uma função que abrangerá todos. Nesse sentido, a formação acadêmica nos leva a grandes caminhos e descobertas", comenta.
Para a escritora, sua colaboração no livro, também apoiará outras pesquisas científicas a serem realizadas no país. "Neste trabalho, tive a experiência de desenvolver, ao lado do Professor Ricardo Alonso, um conteúdo que será produtivo para todos que buscam se formar na área. Além disso, é muito gratificante compartilhar esses momentos profissionais para nossos acadêmicos que estão em processo de ensino e aprendizagem. Afinal, toda pesquisa é válida e é importante lutar pelo conhecimento, como Albert Einstein disse: 'A mente que se abre para uma nova ideia jamais retornará ao seu tamanho original'", expressa Oliveira.