BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ABDOMINOPLASTIA: É normal ficar com flacidez após realizar esse procedimento?

O médico Marcelo Almeida afirma que isso ocorre por diversos fatores

@emiliaaraujo.jornalista

27 de Junho de 2020 às 10:24

Atualizada em : 27 de Junho de 2020 às 10:33

Foto: Ney Cunha

Por que alguns pacientes fazem abdominoplastia e, mesmo assim, ainda continuam com flacidez no abdômen? O cirurgião plástico Marcelo Almeida explica que depende da técnica utilizada, da quantidade e do tipo de pele que o paciente possui, assim como o local do corpo onde está localizada.

 

Ele cita como exemplo uma pessoa que se submeteu a uma cirurgia bariátrica, procedimento em que o paciente perde muito peso e, por isso, cria pele em posições diferentes do abdômen – na região superior, na inferior e na lateral.

 

O cirurgião pontua que a técnica ideal nesses casos, em que necessita retirar a pele em excesso, é a abdominoplastia em âncora. “O profissional faz um corte na horizontal e na vertical, retirando a pele. Dessa forma fica menos flacidez. Mesmo assim, não conseguirá retirar tudo”, observa.

 

Abdominoplastia tradicional – mais usada

 

Marcelo Almeida frisa, porém, que a técnica mais comum utilizada pelos profissionais não é âncora, e sim a abdominoplastia tradicional. “A âncora se limita especificamente as pessoas que se submeteram à bariátrica”. A tradicional, segundo ele, é mais simples, menos agressiva e deixa uma cicatriz menor.

 

Quando a flacidez volta a surgir

 

O médico destaca ainda que há pacientes que se submeteram a esse procedimento (abdominoplastia tradicional) há uns quatro ou cinco anos e reclamam que, após esse período, começou a aparecer pele.

 

“Isso é muito comum quando o paciente tem a pele é muito fina ou a sua estrutura não é tão boa”, afirma, acrescentando que esses fator depende muito do processo de envelhecimento de cada ser humano, assim como o tipo de alimentação que consome, se pratica atividade física ou se faz procedimento estético.

 

“Portando, apresentar flacidez após a abdominoplastia depende das características da pele de cada um”, declara.

 

Por que aparece excesso de pele?

 

Geralmente ocorre após a gravidez, quando a mulher ganha muito peso durante a gestação, ou quando a pessoa engorda muito (homem ou mulher) e emagrece consideravelmente, sobrando pele no abdômen. Neste caso, o abdômen dilata, afastando os músculos dessa região.

 

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS