BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Acadêmicos da Uniron compartilham experiências do isolamento em rede social

Página virtual é intitulada “Relatos de Calouros Isolados”

ASSESSORIA

24 de Junho de 2020 às 09:10

Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento do conhecimento, onde a sociedade busca soluções criativas para se reinventar diante desse novo cenário.
 
Nesse sentido, os acadêmicos da disciplina integrada de Comunicação Oficial e Oratória da UNIRON reuniram-se, de maneira virtual, para compartilhar histórias e experiências pessoais que estão sendo vivenciadas.
 
O trabalho integrado, que tem como tema: “Relato de experiência: Minha trajetória acadêmica em uma página”, alia vários depoimentos através de vídeos e textos em uma rede social. Segundo o professor que ministra a disciplina, cerca de 80 acadêmicos compõem a turma e se dedicam intensamente para a realização do projeto.
 
Com a página virtual intitulada “Relatos de Calouros Isolados”, os acadêmicos que estão na primeira etapa dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, têm a oportunidade de colocar em prática habilidades de comunicação e exercitar o processo de escrita. Somando-se a isso, a atividade colabora para estimular o autoconhecimento na fase inicial da formação acadêmica e para a interação entre áreas de conhecimento dos cursos.
 
Os acadêmicos Hiel Levi, de Publicidade e Propaganda, e Jéssica Vitoria, de Ciências Contábeis, entendem que o projeto integrado ajudou a reforçar a busca da realização profissional dos acadêmicos. “Compartilhar histórias pessoais com outros acadêmicos aumenta nossa autoestima e contribui para outras pessoas, porque estamos em um período em que a maioria dos nossos projetos e sonhos pessoais teve que se reajustar de maneira surpreendente, devido a pandemia. No entanto, acreditamos que transmitir e receber boas experiências adquiridas durante esse período valida nosso papel social no ambiente acadêmico”, comentam, ambos do 1º período. 
 
Já, as acadêmicas Liliane Gastão, de Jornalismo, Mariana Almeida, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Edineia Alves, de Administração, acreditam que: “O trabalho em grupo oferece uma maneira dinâmica de se relacionar e ajuda a se familiarizar com a mídia digital. Além disso, ao fazer os vídeos, é possível reduzir a sensação de timidez, favorecendo o bom relacionamento no futuro ambiente profissional. Uma experiência única, com ótimos aprendizados e descobertas, que permite conhecer e criar uma excelente conexão como futuros profissionais”, comentam, as acadêmicas que estão no 1º período.
 
Segundo José Gadelha, Professor da disciplina, com as adaptações do processo de ensino em decorrência da pandemia, o desenvolvimento de trabalhos em redes sociais favorece a promoção do conhecimento. “Quando os acadêmicos vivem isolados, surgem dificuldades na adaptação aos estudos, sendo assim, precisam de visibilidade para que a sociedade possa saber como estão reagindo às mudanças pertinentes desse período. E a disciplina de Comunicação Oficial e Oratória tem ajudado todos a superar seus próprios limites, e, com base no cenário atual, conseguir melhorar a comunicação e interagir no ambiente acadêmico a fim de alcançarem seus objetivos”, explica Gadelha.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS