BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

NA PANDEMIA: Uniron promove Webinário do Direito para debater o impacto jurídico

Evento virtual foi aberto ao público em geral

ASSESSORIA

18 de Junho de 2020 às 16:58

Foto: Divulgação

No intuito de abordar o impacto social e as questões jurídicas como forma de enfrentamento para o cenário atual da pandemia de Covid-19, a UNIRON promoveu o 'Webinário do Direito em tempos de pandemia: Análise Preliminar', reunindo acadêmicos e docentes do curso de Direito e a comunidade em geral. Durante o evento, foram discutidos diversos temas, como: isolamento social, saúde mental, saúde pública, segurança pública, relações trabalhistas, de consumo e economia.

Segundo a acadêmica Camila Uliana, a experiência de participar das palestras favoreceu para o aperfeiçoamento do aprendizado técnico-científico que vem adquirindo na instituição. “Pudemos compartilhar informações importantes e seguras à sociedade no meio acadêmico, levando conhecimento a um número máximo de pessoas. Com a interação entre acadêmicos e docentes, diversificamos as visões sobre os temas propostos e, com isso, contribuímos à formação de um pensamento crítico para os nossos participantes”, comenta Uliana, do 9º período de Direito.

O acadêmico Wilson Guilherme, que também participou do evento, entende que mesmo estando em período de isolamento social, é necessário reunir a comunidade acadêmica para debater temas que são relevantes à sociedade. “O ensino universitário oferece uma maneira de formar bons pensadores, oportunizando para seus acadêmicos acesso à formação crítica do conhecimento. E o evento, de maneira virtual, desmonta todo um cenário de isolamento que as pessoas estão vivenciando, pois possibilitou analisar a situação social, econômica e jurídica por meio das tecnologias oferecidas”, diz Wilson do 9º período.

Já o Prof. Francisco Fluminhan, palestrante do evento, entende que: “Debater ações jurídicas em tempos de pandemia, traz a todos a necessidade de transmitir informações corretas e seguras sobre o direito individual e coletivo, tornando a informação, um instrumento de poder e segurança diante de um ambiente infestado de notícias falsas, permitindo que decisões positivas e propositivas sejam tomadas para seguir um caminho de vida bem-sucedido”, comenta Fluminhan.

Para a Prof.ª. Luciane Lima Costa e Silva Pinto, que também palestrou, o evento trouxe a oportunidade de se reinventar e descobrir maneiras positivas de trocar experiências profissionais da área jurídica e social com os acadêmicos. "Tudo sobre a pandemia envolve direitos. Direito à vida, saúde, proteção social do Estado para os cidadãos, aos que são socialmente vulneráveis, aos desempregados e outros impactados por outras causas presentes no cenário atual. Além disso, desenvolver mais encontros como este na Instituição de Ensino, cria espaços onde podemos ouvir nossos acadêmicos, fortalecendo ainda mais o processo de ensino", explica Luciane.

O Coordenador do curso, Prof. César Jacques, enaltece que os debates realizados também contribuíram para valorizar e ampliar diversas áreas do conhecimento. “Ao final do evento, tivemos excelente feedback de nossos acadêmicos, principalmente porque durante os debates fomos capazes de abordar a interdisciplinaridade entre as áreas do Direito, Enfermagem, Psicologia, História e outras mais. Momento satisfatório, para engajar e desenvolver experiências importantes para o processo formativo do curso de Direito e da comunidade acadêmica em geral”, enfatiza Jacques.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS