BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

UNIRON: Professoras do curso de Fisioterapia realizam treinamento

Durante treinamento, são abordados orientações de manuseio de ventiladores mecânicos

UNIRON

03 de Junho de 2020 às 09:16

Atualizada em : 03 de Junho de 2020 às 09:20

Foto: Divulgação

Com objetivo de colaborar na capacitação de profissionais de saúde, que trabalham em unidades e centros de referência no tratamento do Covid-19, as professoras do curso de Fisioterapia da UNIRON, Samantha de Freitas Campos e Isabella Naiara de Almeida Moura, foram convidadas a ministrar um treinamento sobre o manuseio de ventiladores mecânicos utilizados em pacientes durante tratamento hospitalar.

 

Por meio dessa ação, equipes multidisciplinares de saúde que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), receberão orientações práticas, durante 22 dias de capacitação, para reforçar o uso correto do equipamento.

 

De acordo com a Prof.ª Samantha Campos: “A iniciativa é muito importante aos profissionais que estão na linha de frente do tratamento do Covid-19, pois, permite otimizar o manejo da ventilação mecânica, reduzir os riscos de contaminação pelas equipes de saúde, diminuir o avanço da doença nos pulmões de pacientes debilitados e, de modo geral, melhorar o atendimento na rede pública de saúde da capital”, explica Campos.

 

Para a Prof.ª. Isabella Moura, que já ministrou outras capacitações na área da saúde, entende que o treinamento ajuda os profissionais que são novos na rede pública, assim, permitindo garantir um atendimento hospitalar de qualidade. “Alguns profissionais recém-contratados não têm experiência com pacientes em estado crítico, onde, necessitam do uso de um ventilador mecânico. Nesse sentido, através do treinamento, conseguimos corrigir algumas lacunas existentes no manuseio do aparelho e garantir medidas adequadas de sua aplicação”, comenta Moura.

 

O treinamento aplicado por fisioterapeutas, ocorre em todos os centros de referência no tratamento do Covid-19, do Brasil. A ação, organizada pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCOR), foi designada pelo Ministério da Saúde, após reunião realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), onde foi levantado a necessidade de capacitações sobre o uso de aparelhos de ventilação mecânica a profissionais da área. Em Rondônia, as professoras foram convocadas a assumir esse desafio.

 

Segundo a Prof.ª. Samantha Campos, o treinamento que realiza em rede pública com a professora Isabella Moura, está sendo um compromisso assumido com responsabilidade e seriedade. “A ação que estamos fazendo, contribui, de maneira favorável, aos atendimentos que já vêm sendo realizados por vários profissionais de saúde do estado, além disso, é uma maneira de auxiliá-los em uma preparação rápida e objetiva, a partir da realidade de cada um. Nesse sentido, destaco a importância do fisioterapeuta neste trabalho, assim como de outros profissionais da área, no compromisso e dedicação exclusivamente à vida e à saúde de todos”, comenta Campos.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS