BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

VIRTUAL: Ano letivo segue com aulas on-line para prevenir da covid-19 em Rondônia

O decreto destaca que as instituições de ensino poderão fazer o uso de meios e tecnologias de informação e comunicação para a oferta de aulas não presenciais

ASSESSORIA/GOVERNO RO

14 de Maio de 2020 às 14:45

Atualizada em : 14 de Maio de 2020 às 16:41

Foto: Divulgação

Devido à pandemia do coronavírus e para garantir a segurança de toda comunidade escolar, as atividades educacionais presenciais nas redes estadual, municipal e privada ficam suspensas até o dia 30 de junho, de acordo com o novo o Decreto nº 25.049, de 14 de maio de 2020, assinado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.
 
O decreto destaca que as instituições de ensino poderão fazer o uso de meios e tecnologias de informação e comunicação para a oferta de aulas não presenciais, por intermédio de plataformas digitais, radiodifusão ou outro meio admitido na legislação pertinente vigente.
 
Neste período em que o mundo tenta se proteger da Covid-19 e os órgãos de saúde recomendam o distanciamento social, a internet tem se tornado uma ferramenta essencial para a comunicação, trabalho e educação. Em Rondônia, os estudantes recebem os conteúdos, ocupam o tempo ocioso e os pais também podem conferir tudo o que é disponibilizado para seus filhos.
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, diariamente, os estudantes recebem conteúdos disponibilizados em plataformas digitais e contam com a tecnologia para interagir com o professor. Os que não têm acesso à internet, recebem o material de apoio impresso.
 
Segundo o secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda, os diretores, professores, supervisores, coordenadores, e demais servidores estão vivendo uma rotina completamente diferente daquela caracterizada pelas aulas presenciais nas unidades educacionais do Estado, mas o corpo técnico educacional tem conseguido alcançar resultados positivos quanto à acessibilidade e adesão dos alunos ao novo formato educacional, utilizando plataformas digitais.
 
“As aulas remotas, durante esse período de pandemia da Covid-19, são uma forma de manter o ensino e garantir a segurança dos nossos alunos, professores e demais profissionais da educação, além de evitar o aumento na contaminação da população. Também, é uma forma de contribuir com as ações de enfrentamento ao coronavírus, realizadas pelo Governo de Rondônia”, ressaltou o secretário.
 
FOCO NO ENEM
 
O governo do Estado iniciou a distribuição de quase 15 mil kits “Revisa Enem” para os estudantes do 3º ano do ensino médio em toda a rede pública de ensino estadual. Cada kit é composto por livros e DVDs que contêm as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. O material é destinado aos estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o final deste ano. Tudo com intuito de preparar os alunos e garantir aos estudantes uma revisão ampla buscando melhores resultados.
 
A Seduc informou ainda que, além dos kits “Revisa Enem”, está disponibilizando atividades impressas para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio que, por ventura, não tenham acesso à internet.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

Ministro da Educação anuncia, por meio de rede social, adiamento do prazo para se habilitar à prova. Pagamentos podem ser feitos até um dia depois da data final para garantir a participação. Até o meio-dia de ontem, mais de 5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro

23 de Maio de 2020 às 10:36