O Portal Rul de Notícias está publicando uma série de reportagens envolvendo fatos históricos de Rondônia.
Através da página do Rul no Facebook, o jornal recebeu diversos depoimentos de pioneiros que desembarcaram no Estado nas décadas de 60, 70 e 80.
Os relatos são incríveis, confira abaixo.
"Eu e minha família chegamos em Rondônia dia 18/12/1971. Meu pai veio um pouco antes em 1970. Chegamos depois de 7 dias na estrada de Campo Grande à Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná". (Emília Rodriguez Brôndolo)
"Viemos de Dourados-MS. Saímos de lá dia 12 de outubro, viemos direto em 4 famílias com crianças, cachorros, 1 cavalo, 1 fusca, tudo isso num pau de arara. As paradas eram só para fazer almoço. Chegamos em Presidente Médici dia 02 de novembro. Ufaaaa, Graças a Deus aqui estamos até hoje". (Julia Reis Santiago)
"Cheguei com 4 aninhos hoje tenho cinquenta e dois graças a Deus cresci aqui e criei meus filhos todos aqui com muito orgulho em minha Ji-Paraná querida". (Maria Fatima).
"Eu vim de Glória de Dourados no Mato Grosso do Sul em 1985 para Cujubim Rondônia. Estou até hoje, amo Rondônia, amo meu município". (Raimundo Pereira Saraiva)
Uma das inúmeras famílias que embarcaram rumo ao novo território de Rondônia, os primeiros efeitos da colonização em nossas terras, fruto da nova rodovia construída na época. O registro data de 1974
"Eu vim do Paraná para Ji-Paraná antiga Vila de Rondônia em 1975 eu tinha 9 anos". (Manoel Costa Ribeiro)
"Em 1979 vim pela primeira vez até até Vilhena e depois vinha todos os anos trabalhando junto com meu pai motorista de caminhão até que em abril de 83 vinhemos tdos pra Ouro Preto do Oeste, lugar abençoado por Deus". (Nilton Barboza)
"Nós viemos de pau de arara em 1977, de Mendes Pimentel-MG a Cacoal. Foram 10 dias de viagem, parando em rios para fazer almoço e tomar banho. Era uma farra só e as hitórias de baixo daquelas lonas nossa... Tempo que não volta mais". (Alessandro Rodrigues)
Assista a história da família Silva de Alta Floresta do Oeste, destemidos pioneiros de Rondônia
"Eu vim do Piauí para Porto Velho em 84, estou até hoje! Amo esta terra". (Rita Nascimento)
"Mudamos para Rondônia em Riozinho em 1972, eu tinha 5 anos. Meu Deus que sofrimento, era só índio e florestas como era lindo". (Hugo Carlos de Souza)
"Participei dessa aventura, tinha 4 anos na época, viemos do Paraná para Rondônia em um caminhão pau de arara". (Lucineia Jlebovich de Paulo)
Caminhão pau de arara chegando em Cacoal nos anos 70
"Estado maravilhoso, viemos do Paraná para Rondônia em 1983. Eu tinha 3 anos de idade e hoje sou rondoniense de coração, amo Ji-Paraná". (Rosilene Lena)
Viemos de Diamantino Mato Grosso em 79, foram três dias de Cuiabá até aqui em Vila de Rondônia, era só Areia essa BR. (Gelson Nascimento)
"Em 1978 chegamos em Pimenta Bueno. Pouquíssimas casas e os índios pelados andando pelas ruas. Hoje já não moro mais em Rondônia, mas passei parte da minha adolescência em Pimenta Bueno. Em 1987 me mudei para o Paraná onde estou até hoje". (Eunice Mendes)
"Eu vim de Fátima do Sul com minha família em 73". (Elizabeth Alves)
"Eu vim de Deodápolis Mato Grosso do Sul em 1973 para Vila de Rondônia". (Fátima Basto da Silva)
Estrada que os colonizadores de Rondônia enfrentavam na BR-364 nos anos 60 e 70
"Eu saí de Campina da Lagoa-PR em 1969 com 10 anos de idade, vim de pau de arara para Rondônia". (Nilson Ferreira)
"Eu cheguei a Rondônia em janeiro de 1982. Foram 12 dias de viagem de Cuiabá a Cacoal pela Eucatur, Andorinha e mais um monte de empresas que faziam este trajeto. Acho que mais andei a pé do que de ônibus". (Jorge Murer)
"Chegamos a Rondônia em 1973 de pau de arara saindo de Dourados no Mato Grosso do Sul rumo a Vila Rondônia hoje Ji-Paraná". (Osvaldo Miguel Barros)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!