As medidas adotadas surtiram um efeito melhor do que o esperado e o engajamento dos acadêmicos e professores tem sido frequente, principalmente nas redes sociais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde a declaração, por parte da Organização Mundial de Saúde, de pandemia devido ao novo coronavírus e seguindo o decreto de Calamidade Pública, do Governo de Rondônia, que suspendeu a maioria das atividades no estado como forma de prevenção ao Covid-19, a Unesc tem reunido constantemente a direção, docentes e técnicos (no âmbito virtual) em busca de alternativas para diminuir as perdas no primeiro semestre desse ano.
As medidas adotadas surtiram um efeito melhor do que o esperado e o engajamento dos acadêmicos e professores tem sido frequente, principalmente nas redes sociais. Diariamente, centenas de estudantes tem marcado a Unesc no Instagram e Facebook, principalmente, mostrando sua dedicação aos estudos, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e aprovando e apoiando as medidas adotadas pela Unesc.
“Com toda essa situação do Coronavírus, a Unesc resolveu manter as atividades acadêmicas, em detrimento à autorização do MEC (Ministério da Educação) e transformar aulas presenciais no que a gente chama de ensino remoto emergencial”, explicou o professor Maximiliano Barroso Bonfá, coordenador dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação e um dos responsáveis pela implantação do AVA na Unesc.
Com a ajuda da tecnologia, a plataforma permitiu à instituição manter as aulas e atividades acadêmicas e a iniciativa agradou os acadêmicos da Unesc que, além do ensino tradicional, tem agora descoberto novas e inúmeras possibilidades para a aprendizagem e disseminação do conhecimento.
Além disso, neste período, os professores da Unesc estão totalmente à disposição dos alunos, também engajados para manter as aulas mais efetivas possíveis, seja no suporte aos acadêmicos, seja de forma coletiva e/ou individual, como na disponibilização e acompanhamento dos conteúdos repassados.
“Neste ensino remoto, a gente adotou o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, onde estão sendo disponibilizados conteúdos elaborados para a educação não-presencial. Junto a isso, estamos disponibilizando aulas gravadas pelos próprios docentes da Unesc, direcionadas aos alunos, interação de chat no mesmo horário das aulas e aulas por web-conferência, através de várias plataformas de conferência. A idéia desta transferência, do nosso modelo presencial para o modelo virtual, é permitir e possibilitar que tudo o que é feito no ambiente presencial, possa ser feito no ambiente virtual, sem perdas para os acadêmicos”, ressaltou o professor Max, que também é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesc.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!