BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ARQUITETURA E URBANISMO: Acadêmicos da Uniron realizam visita técnica em empresa de auto-peças

Com novo prédio em construção, acadêmicos conheceram na prática, temas sobre projetos de obras

ASSESSORIA

03 de Março de 2020 às 09:46

Foto: Divulgação

No intuito de aprimorar o conhecimento prático, aliado a teoria disseminada no ambiente acadêmico, que os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Uniron, realizaram uma visita técnica na obra do novo prédio de uma empresa de auto-peças, neste último sábado, dia 29 de fevereiro, em Porto Velho. O empreendimento, que consiste em sua estrutura feita na maior parte com materiais metálicos, traz um diferencial do antigo imóvel onde funcionava o comércio automotivo.

 

Segundo o professor e arquiteto responsável pela obra, Osmar da Silva Teixeira, a necessidade em fazer a visita técnica proporcionou o esclarecimento das dúvidas dos acadêmicos, que só na prática podem serem respondidas. "Tiramos eles da sala de aula, para que possam conhecer de forma mais aprofundada sobre a construção. No desenho, é possível desenvolver qualquer projeto, no entanto, indo ao local é bem diferente, pois lá se conhecem os tipos de amarrações, tipos de concretos, tipos de fixações e materiais que se encaixa naquele local", explica Teixeira.

 

Com essa atividade, foi possível estabelecer uma conexão entre o projeto e a obra, possibilitando ampliar a visão de assuntos como: estrutura, da utilização de material metálico à composição de aço e concreto (Ex. Lages Steel Deck); vedações com uso de telhas termoacústicas; prevenção e combate a incêndios; sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); espaços adequados para elevadores e Shafts, que é o nome dado ao local das tubulações hídricas existentes em alvenarias.

 

A visita técnica realizada pelos acadêmicos, do 6º, 8º e 9º períodos, faz parte das disciplinas de Atelier de Projeto de Arquitetura (APA) IV - Edifício Residencial e VI - Edifício Comercial, ministradas pelo professor Osmar da Silva Teixeira, e APA VII - Grandes Vãos, sob comando do professor Heitor Moreira.

 

Para a acadêmica Aline Pacine, poder participar da aula prática fortaleceu o entendimento dos assuntos vistos em sala de aula, e, além disso, conhecer um modelo de construção com diferencial, enaltece mais esse conceito. “É extremamente enriquecedor, tendo em vista a exploração de novos materiais e possibilidades diversas de se construir. Ter na grade, da nossa faculdade, professores capacitados e atuando no mercado facilita essa possibilidade de vivenciar a Arquitetura na prática profissional”, comenta Pacine.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS