BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

IMPORTÂNCIA: SRTb/RO faz evento para relembrar Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

O evento será uma ação educativa voltada aos trabalhadores e a comunidade em geral, onde haverá atendimento de profissionais da área de saúde desenvolvendo atividades de ginástica laboral e distribuição de materiais educativos

ASSESSORIA

02 de Março de 2020 às 14:49

Foto: Divulgação

A Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia (SRTb-RO) realiza evento para relembrar a importância do Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, no dia 05.03.2020 (quinta-feira) a partir das 17 horas no Espaço Alternativo em Porto Velho/RO. O evento será uma ação educativa voltada aos trabalhadores e a comunidade em geral, onde haverá atendimento de profissionais da área de saúde desenvolvendo atividades de ginástica laboral e distribuição de materiais educativos.

 

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros no local laboral. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o levantamento aponta que, entre os anos de 2007 e 2016, 67.599 casos de LER/DORT foram notificados à pasta. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122 em 2016. Tanto o volume quanto o aumento nos casos nesse período sinalizam alerta em relação à saúde dos trabalhadores.

 

A Auditoria Fiscal do Trabalho é responsável pela fiscalização da Saúde e Segurança do Trabalhador, visando identificar os perigos ocupacionais existentes no meio ambiente de trabalho, os fatores de potencialização de doenças, com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos ou perigos ocupacionais que possam causar doenças, incapacidades e mortes.

 

O Superintendente do Trabalho em Rondônia, Maurício Vaz, lembra que a intenção do evento é conscientizar empregadores, trabalhadores e toda a sociedade sobre a importância da prevenção das doenças relacionadas à LER/DORT. Destaca que a prevenção ainda é a forma mais eficiente de evitar danos físicos e materiais, tanto para o empregado quanto para o empregador, pois um afastamento por doença laboral significa prejuízo a sociedade de um modo geral.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS