GIGANTE: Faculdade São Lucas é vendida para grupo Afya Educacional

O valor do negócio girou em torno de R$ 342 milhões. A reunião aconteceu nesta sexta-feira e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias

GIGANTE: Faculdade São Lucas é vendida para grupo Afya Educacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Faculdade São Lucas, em Rondônia foi vendida para o grupo mineiro Afya Educacional. O valor do negócio girou em torno de R$ 342 milhões. A reunião aconteceu nesta sexta-feira e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias.

 

A partir de maio o grupo assumirá 100% do comando da São Lucas, já que ainda são necessárias algumas questões de ordem administrativa e autorização do CADE (Conselho de Administração de Defesa Econômica). A São Lucas havia comprado a Ulbra em Rondônia.

 

A Faculdade São Lucas é uma instituição de ensino superior que atua nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná, no centro de Rondônia, tendo gerado receita bruta de R $ 227 milhões, sendo 65% provenientes de cursos de saúde. A receita de medicamentos representou 39% da receita, com expectativa de atingir 68% quando todos os assentos amadurecerem, de acordo com a estratégia da administração de adquirir apenas ativos (ex-BU2) com potencial mínimo de 50% da receita em cursos médicos e 60% na saúde.

 

Em 2018, a São Lucas tinha 7,7 mil matrículas em cursos de graduação não médicos e um pequeno número de estudantes a distância.

 

A Afya Educacional é o maior grupo de faculdades de medicina do país, com 1.352 vagas no total. Em 2019 a Afya Educacional foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na bolsa americana Nasdaq – além de ser o primeiro IPO brasileiro de 2019 nesta bolsa. A ação passou a ser negociada sob a sigla AFYA.

 

A captação inicial chegou a U$ 300 milhões, superando a meta inicial, que era de U$269 milhões. A precificação inicial atingiu U$ 19 dólares por ação na bolsa eletrônica Nasdaq, um dólar acima do valor máximo estimado. Desde seu surgimento, o grupo vem ampliando sua presença nos mercados do Norte e Nordeste.

 

Em abril de 2019, a Afya Educacional adquiriu a Fasa (Faculdades Santo Agostinho), instituição de ensino com quatro unidades – Montes Claros e Sete Lagoas (MG) e Itabuna e Vitória da Conquista (BA) –, 14 cursos, 5 mil alunos, sendo 600 de Medicina, e 386 professores. A chegada da Fasa reforçou a liderança da empresa em cursos de Medicina – a empresa passou de 917 para 1102 vagas autorizadas pelo MEC –, além de ampliar sua presença nacional, com a chegada ao estado da Bahia.

 

Desde outubro de 2016 o grupo é presidido pelo economista Virgílio Gibbon – há 12 anos atuando no mercado de educação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS