BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

INSTITUCIONAL: Dirigentes do Sebrae visitam Presidência do Tribunal de Contas de Rondônia

Presidente do Conselho Estadual e diretor superintendente participaram do encontro

ASSESSORIA

15 de Janeiro de 2020 às 11:01

Foto: Divulgação

Em visita protocolar durante a semana (13), o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, que também é presidente da Faperon (Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia), reuniu-se com o recém empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto. O diretor Superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, participou da reunião.

 

Na pauta, estavam votos de profícua gestão à nova administração da corte de contas e a disponibilização do Sebrae para atuar em parceria com o Tribunal, especialmente no que se refere aos municípios de Rondônia, além da apresentação das atividades desenvolvidas pelo agente de desenvolvimento e apoio aos Pequenos Negócios durante o ano de 2019.

 

O Sebrae e o TCE vêm atuando há algum tempo em parceira auxiliando especialmente os municípios, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico nos territórios. O Programa de Governança e Modernização das Fazendas Municipais, desenvolvido pelo conselheiro professor Benedito Antônio Alves é uma importante ferramenta, que já está virando referência em todo o país e visa a otimização das receitas municipais. As orientações e o desenvolvimento de planos estratégicos cuidadosamente elaborados pela equipe técnica do Tribunal, mostra um outro viés da corte, muito mais colaborativo e atuante.

 

Além disso, o desenvolvimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem por objetivo a simplificação de processos e a desburocratização da máquina pública, é um desafio em que as duas instituições participam. O Tribunal é parceiro de primeira hora também na atuação do Sebrae nos projetos de Educação Empreendedora, combatendo evasão escolar, proporcionando melhores condiç&otild e;es est ruturais das redes municipais de ensino e concorrendo para uma melhoria qualitativa nos índices oficias da educação pública. O TCE tem trabalhado com o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) e o Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) do Sebrae tem no TCE/Profaz um de seus maiores parceiros, que participam dos grupos de discussão desde 2018. Um dos objetivos da iniciativa é também o desenvolvimento de lideranças regionais para elaboração de planos de desen volvimen to, baseados nas vocações territoriais de cada grupo.

 

Os dirigentes do Sebrae apresentaram as ações desenvolvidas e reforçaram os pedidos de continuidade na atuação em conjunto das duas entidades: “Viemos desejar sucesso ao presidente em sua gestão, além de colocar o Sebrae à disposição do Tribunal para novas missões que surgirão em 2020, como a implantação da Educação Empreendedora também para o ensino médio, em atuação com o governo do estado”, disse Hélio Dias.

 

Durante a reunião, foi abordada a possibilidade de algumas agendas em comum para a continuidade das ações durante o ano. Participaram da reunião o conselheiro Wilber Coimbra e o coordenador do Profaz, Marc Reis.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS