Reunião na sede da Seagri em Porto Velho reuniu os parceiros da iniciativa
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante a última reunião do ano do Condalron (Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite de Rondônia, na sede da Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura), em Porto Velho no último dia 17, o Sebrae apresentou aos participantes a proposta do Programa Agroleite, contendo diversos projetos que apoiam a cadeia produtiva do leite no estado, incluindo inserção de inovação para o empreendedor rural.
O Agroleite é um programa que visa fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado de Rondônia, atuando na melhoria da gestão, da produtividade e da qualidade, por meio do aperfeiçoamento profissional e gerencial, transferência tecnológica, aplicação de práticas modernas, agregação de valor visando ampliação e acesso a novos mercados de forma sustentável.
Entre os projetos dentro programa está o TransTec, baseado em transferência de tecnologia para sistemas de produção de leite em pastagem, com foco em estratégias e ferramentas para formação e manejo de pastagens, manejo nutricional e reprodutivo do rebanho com controle da incidência de mastite e da qualidade do leite, além de gestão financeira eficiente da propriedade. O projeto estará sob a gestão da Embrapa.
Já a proposta do InovaTec, é o fortalecimento da atividade, conhecimento de implementos e tendências de mercado, fortalecendo a cadeia produtiva por meio do acesso à novas tecnologias, inovação, ferramentas modernas de gestão da propriedade, gerando disseminação de conhecimento. É fundamental o nosso produtor estar em sintonia com as boas práticas demercado para ser cada vez mais competitivo. O InovaTec será operacionalizado pelo Sebrae em Rondônia.
Aperfeiçoamento profissional de técnicos e produtores, buscando a melhoria da gestão, qualidade, sustentabilidade, aumento da produtividade por meio de consultorias especializadas é a proposta do projeto ConsultTec, que integra o programa e será conduzido pela Emater-RO.
Há estudos preliminares para a inclusão do projeto Investe Leite, gerido pelo Banco do Povo/Acrecid, que irá apoiar o pequeno produtor no acesso a linhas de crédito com elaboração de Estudos de Viabilidade Técnicas, acompanhamento da aplicação de recursos e análise de resultados, iniciativas que fortalecem o crédito de maneira orientada potencializando os resultados financeiros, garantindo a sustentabilidade do negócio.
“Os pilares do programa contemplam ações de inovação, gestão, consultoria, acesso a mercado, pesquisa e crédito orientado. Precisamos focar na melhoria contínua da competitividade da cadeia produtiva para demonstrar não apenas a qualidade mas a capacidade de Rondônia atuando junto aos grandes players do mercado. O Sebrae, aqui reunidos com estas entidades está preparando este grande programa para manter o setor produtivo do estado em alta mas também alcançar ainda mais resultados gerando benefícios para todos, especialmente para o pequeno produtor lá na ponta”, disse Samuel de Almeida, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.
O programa deve avançar em 2020, pois este é o momento de debates, alinhamentos e pequenos ajustes, caso necessário. Além disso, haverá a fase de validação de seu planejamento e previsão orçamentária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!