PADRÃO MERCOSUL: Veja quem deve aderir à nova Placa de Identificação Veicular

Os estados brasileiros que ainda não adotaram o novo modelo de placa têm até o final de janeiro de 2020 para fazer a adesão

PADRÃO MERCOSUL: Veja quem deve aderir à nova Placa de Identificação Veicular

Detran esclarece quem deve aderir ao novo padrão de placa a partir da próxima semana em Rondônia / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atendendo à Resolução nº 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia informa que na próxima segunda-feira (2) entra em vigor em Rondônia a nova Placa de Identificação Veicular (PIV) – Padrão Mercosul.

 

 

Coronel Neil Gonzaga explica que a nova placa vem com um QR Code

 

 

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, esclarece quem deve aderir ao novo modelo de placa padrão Mercosul a partir da próxima semana: Primeiro emplacamento, a pessoa compra um carro novo, o veículo já sai da concessionária com o novo modelo de placa; os automóveis que precisam trocar as chapas em decorrência da mudança de categoria (exemplo – veículo de passeio que passará a ser utilizado como táxi), transferência de município ou estado, nos casos de furto, extravio, roubo ou dano da placa e ainda de forma voluntária.

 

Conforme a Resolução, a fabricação da nova placa passa a ser controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As novas placas vêm com um QR Code que possibilitará o rastreamento do veículo, e os agentes de trânsito, por meio de um aplicativo de fiscalização, terão acesso às informações do veículo.

 

Os países do Mercosul decidiram em 2014 a adoção da placa padrão Mercosul. Os estados brasileiros que ainda não adotaram o novo modelo de placa têm até o final de janeiro de 2020 para fazer a adesão.

 

 

ADEQUAÇÃO DO SISTEMA

 

Em virtude da implantação do novo sistema tecnológico, o Detran informa que os serviços referentes aos registros de veículos serão suspensos nos dias 28 e 29 de novembro, retornando o atendimento normalmente já no padrão Mercosul, às 10h do dia 2 de dezembro de 2019.

 

Esses dois dias ficarão exclusivos para finalizar os processos de placa nacional de cor cinza, desde que os usuários procurem o Detran para dar prosseguimento ao processo”, disse o diretor geral.

 

 

USUÁRIO DEVE FICAR ATENTO

 

O usuário que tiver processo de registro de veículo em tramitação com alguma pendencia de estampagem de placas, lacre ou relacre deve comparecer impreterivelmente ao Detran até o dia 29 de novembro deste ano para regularizar a expedição do documento do veículo.

 

O não comparecimento, até o dia 29 deste mês, poderá implicar na necessidade de conversão da numeração da placa para o novo padrão ora implantado, com os valores de nova confecção de placas a ser custeado pelo interessado.

 

O Detran também informa que a expedição do certificado de Licenciamento ocorrerá normalmente, sem interrupção.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS