ESCOLAR: Crianças da rede municipal são atendidas pelo governo com o transporte fluvial

O ano letivo teve início mês de outubro

ESCOLAR: Crianças da rede municipal são atendidas pelo governo com o transporte fluvial

Da escola municipal, 24 crianças usam o transporte escolar fluvial contratado pelo estado / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Resolvendo não só o problema dos alunos da rede pública estadual, que vivem nas comunidades adjacentes às localidades onde existem escolas, o transporte escolar aquaviário contratado pelo Governo de Rondônia para suprir a necessidade de locomoção dos estudantes também atende às crianças da rede municipal.

 

No distrito de Nazaré, 64 crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Maciel Nunes também são beneficiadas pela ação de governo, que em aproximadamente quatro meses conseguiu reverter a situação quando assumiu a responsabilidade sobre o transporte escolar aquaviário. O ano letivo teve início no início do mês de outubro.

 

Segundo o diretor da escola, Raimundo Pereira Gonçalves, 24 dos alunos da escola precisam do transporte das voadeiras. A instituição conta com dois professores e duas embarcações à disposição das crianças, sendo uma em cada período, manhã e tarde. Zenaide Monteiro, mãe de três alunos da escola municipal, diz que recentemente um dos professores adoeceu e apenas uma professora ficou atendendo a todos os estudantes.

 

Já com o atraso das aulas, o meu mais velho ficou com dificuldade para se adaptar novamente. Ele tem problemas para aprender e como não tinha o transporte, todos ficaram sem aula”. A irmã de Zenaide, Ana Núbia Monteiro também tem o filho Iuri, de 14 anos, matriculado na escola municipal.

 

Se era para dar aula para uns e prejudicar outros, decidiram não dar aula para ninguém. Ainda bem que meu filho está conseguindo acompanhar o retorno, diz Ana Núblia, mãe de aluno.

 

Claudiana Lobato Sena, 28 anos, é dona de casa e mãe de Renan, um dos alunos da rede municipal. O menino tem 9 anos e está no 4º ano fundamental. Preocupada, a mulher declara que os alunos ficaram prejudicados com o atraso do ano letivo. “Prejudicou a quem precisa do transporte e também a quem mora em Nazaré. Meu filho está com dificuldade de aprendizagem, ficou parado muito tempo, a maioria não desenvolve a leitura. Agora veremos como vai ser o calendário, férias, e tudo mais. Eu não me importo com férias, o importante é que ele aprenda alguma coisa para poder avançar para as próximas etapas”.

 

A direção da escola diz que o cronograma escolar já está definido. O primeiro bimestre começou no dia 7 de outubro, o 2º bimestre iniciará no dia 18 de novembro, o 3º será no dia 23 de dezembro e 4º e último bimestre será iniciado no dia 30 de janeiro de 2020, concluindo-se o ano letivo no dia 5 de março de 2020. Para compensar o atraso, o cronograma prevê aulas em horários normais e dias de aula em contra turno.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS