Os problemas nas unidades de saúde de Porto Velho são antigos e variados, mas ignorados pela atual gestão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Criada na intenção de dar um atendimento e diagnostico rápido para a comunidade no momento em que for necessário um atendimento de urgência em casos de baixa ou média complexidade, as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, são de responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho.
Na capital de Rondônia, a demora no atendimento e a falta de estrutura mínima nas UPA’s vem sendo motivo de revolta para a comunidade. São diversos os casos registrados em que uma pessoa chega a esperar cinco horas para ver o médico. Nestes locais, falta de tudo, desde manutenção básica nos prédios até a falta de equipamentos de primeira necessidade.
VEJA MAIS
SOFRIMENTO: Idosa espera por horas para ser atendida na UPA Leste da capital
UPA: Demora no atendimento irrita população da zona Leste de PVH
Porém, o que se vê é o resultado da ausência do poder público dentro desses estabelecimentos, onde são feitos os procedimentos básicos necessários. Na última sexta-feira (25), o repórter William Ferreira “Homem do Tempo” foi até a UPA Leste, onde se constatou a permanência da falta do equipamento.
Nessa unidade de saúde, verificou-se que o equipamento de raio-X não funciona há vários dias. Vale ressaltar que essa UPA deveria ser estruturada para receber vítimas de pequenos acidentes de trânsito, domésticos ou de trabalho, onde passariam por atendimento e diagnóstico inicial.
Enquanto o problema não é resolvido, a comunidade portovelhense busca atendimento médico da forma que dá, rezando para que o pior não aconteça por falta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!