Para a oftalmologista, especialista em glaucoma, Heveli Rolim, o aparelho é de fundamental importância no tratamento da doença
Servidores foram treinados para a utilização do moderno equipamento / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) foi adquirido com recursos próprios do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no valor de R$ 588.339,00 e foi entregue ao setor de oftalmologia da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), nesta segunda-feira (21) pelo governador Marcos Rocha e o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.
O senhor Valter Ferreira, de 66 anos, sofre de glaucoma. Ele é morador do município de Ariquemes e foi o primeiro paciente a fazer o exame de Tomografia de Coerência Óptica. A realização de exames por meio do novo equipamento permite diagnosticar com mais precisão os agravos relacionadas a esta doença. “Ter a visão de volta é tudo o que eu quero, estava aguardando por esse exame e hoje chegou o dia”, comemorou.
Primeiro exame realizado por meio do aparelho de Tomografia de Coerência Óptica
O governador Marcos Rocha falou sobre os investimentos na saúde. “Com este investimento nesta especialidade, o Governo de Rondônia investiu mais de R$ 3 milhões no serviço oftalmológico. E não para por aí, até setembro já foram realizados mais de 20 mil atendimentos médicos e 15 mil exames oftalmológicos. Estamos investindo para garantir assistência ao cidadão como o senhor Valter”, destacou o governador.
O secretário de Saúde, Fernando Máximo, frisou durante a entrega, que este é um dos mais modernos exames na oftalmologia. “A incorporação dos procedimentos com este aparelho na tabela SUS passou a vigorar a partir de dezembro de 2018, e nós já trouxemos para Rondônia, estamos saindo na frente de outros estados do norte do País exatamente pela importância de tratar precocemente as doenças relacionadas à visão”, disse o secretário.
O coordenador Estadual da Oftalmologia, Richael Costa, explicou que a equipe iniciou o treinamento para utilizar o aparelho assim que ele foi instalado. “Atualmente temos uma demanda de mais de 500 pessoas aguardando para realizar o exame. E para atender esta demanda e garantir a assistência através do SUS, o equipamento está sendo incorporado pelo governo do Estado ao atendimento oftalmológico, então assim que chegou já iniciamos os treinamentos para dar vazão a esses atendimentos”, explicou.
Para a oftalmologista, especialista em glaucoma, Heveli Rolim, o aparelho é de fundamental importância no tratamento da doença. “A vantagem de utilizarmos o aparelho é que vamos conseguir diagnosticar melhor os pacientes. Para glaucoma ele possibilita um exame que atualmente se usa como protocolo padrão para diagnóstico e acompanhamento de alguns casos e é imprescindível para o acompanhamento das doenças da retina especialmente da macula, como exemplo, quando conseguimos ver um edema na retinopatia diabética ou as nas situações de alterações maculares de degeneração relacionados à idade”, disse a especialista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!