Um dos objetivos centrais da atividade é tornar o NUPA um espaço atrativo para o desenvolvimento de novas habilidades para os acadêmicos e agradável para receber visitação da comunidade em geral
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os acadêmicos do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON participaram da elaboração de projetos e da produção de móveis que vão mobiliar o NUPA. Esta atividade é conteúdo da disciplina "Sustentabilidade e Arquitetura" e a produção dos objetos se deu através do reaproveitamento de materiais que estavam armazenados em um depósito.
Professora Arquiteta e Urbanista Fernanda Piccoli auxiliando a acadêmica
De acordo com a Professora Arquiteta e Urbanista, Fernanda Piccoli, o Núcleo de Práticas Arquitetônicas será um espaço para os acadêmicos realizarem reuniões do Centro Acadêmico, reuniões das atléticas, trabalhos acadêmicos e projetos de extensão, além disso o NUPA também será aberto à toda a comunidade para visitação e apreciação do espaço.
Os acadêmicos do período vespertino produziram um quadro "Leque de Cores", mesa de Reunião, um vaso para planta e uma poltrona.
Poltrona de material reciclado
Luminária sem uso que virou vaso para planta
Divisória de compensado que se transformou em mesa de reunião
Já os do período noturno, entregaram uma "Divisória de Cordas", cadeiras forradas com calças jeans, mesa do cafezinho, um nicho porta-xícaras, um banco externo e um abajur.
Divisória de cordas
Cadeiras sem uso revestidas com pedaços de calças jeans
Mesa do café com madeira e vidro reciclados
Nicho porta-xícaras
Antigo equipamento de pilates agora é banco externo
Abajur de madeira reaproveitada, arames e papel
Além disso, ambos períodos pintaram uma das paredes do NUPA com tinta lousa na cor preta; a mesma, possibilitará a inscrição rotativa de desenhos feitos com giz.
A egressa de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, Thaís Gomes, ofertou para os acadêmicos uma oficina para a decoração do NUPA; o projeto ensinou sobre a aplicação de técnicas que imitam cimento queimado em uma das paredes.
À frente, Thaís Gomes, Arquiteta e Urbanista egressa da UNIRON
O Diretor da UNIRON, Alexandre Porto destaca que “esta interação entre docentes e discentes foi importante, para que os acadêmicos pudessem verificar na prática aquilo que é disseminado em sala de aula, podendo reciclar produtos que estavam se deteriorando, contribuindo desta forma para a preservação do meio ambiente, otimizando a utilização do espaço e customizando os valores financeiros necessários para a execução do projeto. ”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!