As equipes vencedoras poderão participar da etapa nacional que será realizada no município de Rio Grande (RS), de 22 a 26 de outubro de 2019.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre os dias 06 e 08 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoverá a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento acontece no Porto Velho Shopping, das 10h às 20h, e conta com a participação de alunos do IFRO e de outras escolas públicas e privadas do estado.
Esta será a 7ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia. Em 2018 participaram 40 equipes e para a edição 2019 foram inscritas 77 equipes. As equipes vencedoras poderão participar da etapa nacional que será realizada no município de Rio Grande (RS), de 22 a 26 de outubro de 2019.
O Coordenador da OBR estadual, Rafael Pitwak, ressalta que o evento visa à aproximação dos alunos com as áreas das engenharias e exatas. As competições também promovem, fomentam e desenvolvem a área de robótica, essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, tendo como público-alvo os alunos do ensino fundamental, médio e técnico.
Serão realizadas provas de robótica utilizando a categoria Resgate da OBR, níveis 1 e 2, que propõem um desafio onde o robô simula resgatar uma vítima em um ambiente hostil.
“O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados”, aponta o site da OBR que pode ser acessado no seguinte link: http://www.obr.org.br/
O que é a OBR?
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um programa contínuo em que os participantes podem refletir, praticar e desenvolver seu potencial na área tecnológica. Conforme a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, implantar a robótica no contexto educacional pode gerar resultados positivos, impulsionando o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente das instituições.
“A robótica é capaz de promover a inclusão digital, tecnológica e também social, uma vez que promove a integração dos alunos à sua comunidade e escolar e também à sociedade. Além disso, a robótica tem sido empregada como instrumento para a apresentação de conteúdos transversais, como ciências, física, matemática, geografia, história, e mais outras disciplinas”, informa.
Programação
Dia 07/09
10h - 20h - Apresentação de teste e 1ª Rodada
Dia 08/09
12h - 18h - Segunda e terceira rodadas
19h - Premiação
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!