A OMS estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
COMPORTAMENTO: Simpósio realizado na capital discutiu alternativas que possam auxiliar no estado emocional de policiais militares que passam por inúmeras situações tensas que de alguma forma influenciam no emocional e podem levar à atitudes extremas.
I Simpósio de Saúde Física e Mental da PMRO, realizado no último fim de semana, em Porto Velho, superou todas as expectativas de público e de sucesso. Mais de 400 pessoas lotaram o auditório da Uniron para discutir as principais temáticas do contexto de saúde identificadas pela Diretoria de Serviço Social na Polícia Militar de Rondônia. O evento teve debates e palestras com representantes de vários estados que elaboraram estratégias de enfrentamento e incentivo ao hábito do autocuidado, promovendo o protagonismo do policial militar na promoção de saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.
Em Porto Velho entre os anos de 2015 a 2018, 131 pessoas tiraram a própria vida. Destes, 107 eram homens. Segundo pesquisa realizada na PMERJ os principais motivos para a tentativa de suicidio são: questões familiares, conflitos no ambiente de trabalho, questões de saúde e, por último, problemas financeiros.
O Simpósio foi organizado pela Diretoria de Serviço Social da Polícia Militar de Rondônia que tem na presidência o capitão Renato Suff. Segundo Suff, além do apoio do comandante da PM, coronel Ronaldo Flores, a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas foi também imprescindível na disponibilidade de recursos para viabilização do evento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!