BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

GLO: Operação já despejou 210 mil litros de água em focos de incêndio em RO

A força tarefa está combatendo o fogo no Acre e em Rondônia

ASSESSORIA

29 de Agosto de 2019 às 15:08

Foto: Divulgação

Desde o dia 26 de agosto de 2019, a Operação VERDEBRASIL/17, sob a Coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e com a participação de ógãos estaduais e federais, desencadearam ações integradas de combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, através do monitoramento dos focos de calor. A área de responsabilidade desta operação abrange os Estados de Rondônia e do Acre.

 

Em Rondônia, as ações iniciaram no dia 24 de agosto, sábado, no contexto da Operação Jequitibá, desencadeada pelo Governo de Rondônia, sob comando do Corpo de Bombeiros Militar/RO, na região norte do município de Candeias do Jamari.

 

As frentes foram ampliadas e os recursos humanos e logísticos potencializados na região, sendo computados até o momento o seguinte montante de meios materiais e de pessoal: 36 meios terrestres, dentre Viaturas Auto Combate a Incêndio Florestal, Caminhões Tanques, Micro-ônibus, Van, Caminhonetes 4x4, motocicletas e ambulâncias; 9 aeronaves (3 Helicópteros, 1 Aeronave C-130, 4 Aeronaves Air Tractor e 1 Aeronave Caravan); e mais de 200 homens e mulheres entre fiscais e combatentes. Desde o início da Operação, já foram realizadas as seguintes atividades em Rondônia:

 

- 15 lançamentos de água por meio de aeronave C-130 (12.000 litros cada) e 15 lançamentos por meio de aeronaves “Air Tractor” (2.000 litros cada), totalizando cerca de 210.000 litros de água;

 

- 8 autuações por infrações ambientais e um detido por porte ilegal de arma de fogo;

 

- reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas área de Operações; e

 

- emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros de forma ininterrupta.

 

No Estado do Acre, o Corpo de Bombeiros Militar/AC iniciou, no dia 28 de agosto (quartafeira), capacitação de mais de 250 militares do Exército Brasileiro para atuar contra focos de calor, a serem empregados na Operação VERDEBRASIL/17, onde atuarão de forma repressiva e preventiva contra os focos de incêndio e pontos de calor, o que deve ocorrer a partir do início de setembro.

 

A Operação ocorre em ambiente interagências com o máximo de integração entre as Instituições Federais e os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de RO e do AC, dentre os quais podemos citar: 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ala 6, Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militares (CBM), Equipes de Prevenção e Combate à Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

No decorrer da Operação VERDEBRASIL/17 será empregado um efetivo estimado de 900 homens e mulheres e um apoio logístico com cerca de 150 viaturas e 20 aeronaves (aviões e helicópteros). As ações abrangem o monitoramento dos focos de calor, o combate aos incêndios em vegetações, a intensificação das fiscalizações contra delitos ambientais, bem como toda parte logística da Operação.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS