QUEIMADAS: Portovelhenses sofrem com fumaça concentrada na área urbana da cidade

Outro grave problema relacionado a esse período de seca é a umidade relativa do ar em RO, que está em 20%, que é motivo de alerta

QUEIMADAS: Portovelhenses sofrem com fumaça concentrada na área urbana da cidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As queimadas intensificadas no estado de Rondônia nesse mês de agosto, já se tornaram um problema de saúde em Porto Velho. A cidade vem recebendo um grande acúmulo de fumaça na atmosfera, levando os moradores a conviverem em meio a um circulo de fogo.

 

De acordo com dados repassados pelo Serviço de Proteção da Amazônia(SIPAM), apenas nos primeiros quinze dias de agosto de 2019, foram registrados 3.700 focos de calor, o que é considerado o motivo da concentração de fumaça na cidade.

 

Segundo o Capitão Vergotti, do Corpo de Bombeiros, as equipes estão trabalhando intensamente no combate ao fogo, porém em áreas mais distantes dos perímetros urbanos, fica mais remota a atuação nessas áreas.

 

Quando um foco de incêndio é registrado em áreas muito distantes do setor urbano fica complicado deslocarmos uma unidade militar até a área, porque corremos o risco de desguarnecer o atendimento à população na cidade”, afirmou o Capitão Vergotti.

 

Alerta

 

Outro grave problema relacionado a esse período de seca é a umidade relativa do ar em Rondônia, que está em torno dos 20%, o que de acordo com a Organização Mundial de Saúde é um indicador de alerta.

 

Para esse sábado (17), existe uma previsão de breve chuva na cidade, o que pode amenizar a concentração da fumaça. Segundo o SIPAM, em Porto Velho, os focos de incêndio em 2019 já superam em 50% do ano passado.

 

Cuidados

 

Quem já possui complicações respiratórias pode ter agravamento dos sintomas, caso fique exposto à fumaça. Além disso, o calor excessivo por situações de queimada pode afetar a saúde dos olhos, a mucosa do nariz e causar queimaduras na pele.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS