ESCLARECIMENTOS: Sintero diz que matéria sobre o pagamento do Piso aos professores é falsa

De acordo com o secretário Estadual de Educação, Suamy de Abreu, a  iformação não procede, pois a Seduc está aguardando a análise do  “Cálculo Atuarial” do Iperon para finalizar e efetuar o pagamento do  Piso Salarial do Magistério

ESCLARECIMENTOS: Sintero diz que matéria sobre o pagamento do Piso aos professores é falsa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sintero esteve na Seduc (Secretaria Estadual de Educação), nesta  segunda-feira (22/07), para colher informações sobre uma matéria  divulgada durante o final de semana, em que afirmava-se que o pagamento  do Piso Nacional do Magistério com retroativo aos professores seria pago no prazo de 15 a 20 dias.



De acordo com o secretário Estadual de Educação, Suamy de Abreu, a  iformação não procede, pois a Seduc está aguardando a análise do  “Cálculo Atuarial” do Iperon para finalizar e efetuar o pagamento do  Piso Salarial do Magistério. O que se pode noticiar é que a maioria das  ações que ficaram para ser atendidas durante a última audiência com o  Sintero, já estão sendo conclusas. A previsão é de que até semana que  vem todos os impactos dos cálculos que estão pendentes sejam efetuados e  novas informações serão divulgadas oficialmente pela Seduc e pelo Sintero.



Suamy de Abreu informou ainda que está mantendo contato com a Segep para  que o pagamento dos servidores se mantenha em dia.


Na última sexta-feira (19/07), o Sintero recebeu o ofício nº 203/2019 do  Iperon, comunicando que o “Cálculo Atuarial” foi entregue pela Caixa  Econômica Federal e encaminhado para a Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia.
 

Na audiência entre Sintero e Seduc, no dia 01/07, ficou estabelecido um   prazo de 15 dias para que as demais reivindicações fossem analisadas e atendidas. Em resposta ao pagamento de licenças-prêmio em pecúnia, Suamy  de Abreu, comunicou que o acordo intersindical foi produzido  estabelecendo um valor mínimo de R$600 mil e que esse documento já se  encontra na PGE/RO (Procuradoria Geral do Estado de Rondônia) para  análise, e posteriormente, seguirá para assinatura das partes  interessadas, Seduc e Sintero.


De acordo com a Seduc este ano já foram pagas mais de R$2 milhões em  licenças-prêmio em pecúnia. Diante disso, o Sintero solicitou que a  Secretaria apresente uma lista apontando o nome dos servidores e a  localidade em que eles atuam para apreciação.
 

Quanto à atualização salarial dos técnicos educacionais, a Seduc  informou que o atendimento da pauta depende da reformulação da Lei  680/2012, que trata sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos  Profissionais da Educação Básica. Por isso, qualquer aumento só será  possível após conclusão da reformulação. A Comissão responsável pelo  tema está se reunindo conforme o cronograma, e o Sintero segue  acompanhando as discussões.

 

O secretário também se comprometeu em atualizar todas as progressões que  estão atrasadas. 


Suamy de Abreu finalizou a reunião desculpando-se pela demora nas  respostas das reivindicações, já que a Seduc pretende apresentar todo o  pacote de propostas de uma única vez.

 


“Percebemos que nossas negociações estão evoluindo e esperamos que  nossas reivindicações sejam atendidas o quanto antes, pois os  trabalhadores em educação estaduais não aguentam mais esperar”, disse  Lionilda Simão, presidente do Sintero.

 


Participaram da reunião a presidente do Sintero, Lionilda Simão, o  secretário de Finanças, Manoel Rodrigues da Silva e o secretário de  Imprensa e Divulgação, Sandro Luiz Ascuy de Oliveira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS