INTOXICADOS: PEC 101/2019 busca garantir plano de saúde para soldados da malária

A proposta tem como objetivo principal cobrar da União, a garantia de assistência médica a esses trabalhadores

INTOXICADOS: PEC 101/2019 busca garantir plano de saúde para soldados da malária

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 101/2019 visa conceder plano de saúde aos servidores da extinta Sucam (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), admitidos até 31 de dezembro de 1988 e que operacionalizaram ou, de qualquer outra forma, tiveram contato com o inseticida DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano) ao exercerem os cargos de agente de saúde pública, guarda de endemias, motorista e condutor de lanchas, no combate ao controle da malária, chagas e outras endemias.



Sugerida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia - Sindsef/RO, a proposta tem como objetivo principal cobrar da União, a garantia de assistência médica a esses trabalhadores, que se encontram com quadro de doenças comprovadamente correlacionadas a intoxicação pelo DDT.  

 

Para defender a PEC, o Sindsef/RO acionou o  deputado federal, Mauro Nazif, que sendo conhecedor da causa, inclusive tendo sido autor de outros projetos a favor desses servidores na Câmara Federal, aceitou o desafio de representar a categoria. Num curto prazo, a proposta de emenda constitucional recebeu apoio da bancada de deputados (as) federais de Rondônia e também de outros estados, alcançando o número de assinaturas necessárias para dar inicio a tramitação na Câmara.

 

 

 

 


De acordo com o presidente do Sindsef/RO, Abson Praxedes que é coordenador da Comissão Nacional dos Intoxicados da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), a situação dos intoxicados é gravíssima, principalmente quando se observa o índice de mortalidade precoce dos servidores intoxicados, conforme levantamento realizado em diversos estados.

 

 

  • De 383 óbitos registrados entre os servidores intoxicados, 55,87% (224 óbitos) ocorreram em idade abaixo dos 60 anos;
  • Somente 12,53% (48 óbitos) alcançaram a expectativa de vida nacional que é acima dos 75 anos;
  • Destes, aproximadamente 90% falecerem com menos de 30 anos após contato inicial de manuseio com o DDT.

 

De acordo com Abson Praxedes, autor do levantamento, a PEC foi sugerida com a expectativa de que esses trabalhadores possam contar com pronta assistência médica, uma vez que a maioria deles encontra-se desprovidas de plano de saúde e não tem tido a atenção necessária na rede pública.



"Embora a medida seja de alcance nacional, espera-se que os deputados federais e senadores de Rondônia, como profundos conhecedores da importante missão dos soldados da malária no processo de colonização na Amazônia, possam ter papel fundamental e mobilizar seus pares para aprovação da matéria no Congresso Nacional", enfatizou Abson.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS