DEFESA DO CONSUMIDOR: Tomasete integra Observatório Nacional de Publicidade de Alimentos

O curso busca sensibilizar a sociedade e órgãos de defesa sobre a necessidade de combater os abusos na publicidade de alimentos

DEFESA DO CONSUMIDOR: Tomasete integra Observatório Nacional de Publicidade de Alimentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O advogado Gabriel Tomasete, especialista em Direito do Consumidor, participou de capacitação em Publicidade de Alimentos e Direito do Consumidor, realizada nos últimos dois dias (26 e 27), no auditório do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

 

O curso busca sensibilizar a sociedade e órgãos de defesa sobre a necessidade de combater os abusos na publicidade de alimentos.

 

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Alana, MPCE e Escola Superior do Ministério Público, o evento contou com a participação de atores que atuam na defesa do direito do consumidor, além de diversas entidades, a exemplo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

Convidado pelo Idec, Tomasete afirmou que "o Brasil é o quinto país mais obeso do mundo e os estudos e experiências apresentadas reforçaram a urgência do debate do tema, pois afeta diretamente a saúde das pessoas, além de gerar gastos bilionários em saúde pública".

 

Palestras

 

Os palestrantes de entidades e órgãos nacionais e internacionais trataram, dentre outros, os seguintes temas: controle da publicidade de alimentos no Código de Defesa do Consumidor (CDC); o comportamento do consumidor diante da publicidade de alimentos e as alegações em rótulos; publicidade de alimentos televisiva e em redes sociais para o público infantil; o guia alimentar para a população brasileira e os obstáculos para a adoção de hábitos alimentares saudáveis; panorama de saúde, estado nutricional e consumo alimentar da população brasileira; e monitoramento e fiscalização dos rótulos de alimentos: o papel dos laboratórios estaduais.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

 

Após a capacitação, foi realizada a primeira reunião presencial do OPA, ocasião em que Tomasete participou como representante da Rede Brasileira Infância e Consumo e ao final foi convidado para integrar o Comitê Gestor, que analisará as denúncias, definir as estratégias de encaminhamentos e divulgação dos casos.

 

Criado para que toda a população possa denunciar qualquer tipo de publicidade de alimentos que sejam enganosas ou abusivas, o OPA é uma plataforma de iniciativa do Idec, que tem como participantes o Projeto Criança e Consumo, a Aliança pela Alimentação e o Põe no Rótulo.

 

Mais de dois terços dos comerciais sobre alimentos veiculados na televisão se referem a produtos não-saudáveis. E aquelas dirigidas às crianças são ainda mais graves, público esse que não tem condições de avaliar os malefícios dos produtos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS