ZONA AZUL: Projeto da Prefeitura quer cobrar por estacionamento nas áreas comerciais da capital

Vários prefeitos já tentaram implantar o projeto mas sempre esbarraram na reação negativa dos moradores de Porto Velho

ZONA AZUL: Projeto da Prefeitura quer cobrar por estacionamento nas áreas comerciais da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores que será indigesto para comunidade. Trata-se da criação de mais um tributo que deverá ser pago pelo contribuinte, a implantação da Zona Azul. Essa nova cobrança irá taxar a permanência de veículos estacionados em vias públicas de áreas comerciais e na região do Centro da cidade.

 

Caso o projeto avance na Câmara dos Vereadores da capital, o serviço ficará por conta de uma empresa, através de licitação, com um contrato previsto para ser estipulado em um prazo de dez anos. O valor ainda é indefinido, mas será cobrado a partir de meia hora, sendo menor a taxa para moto e maior para carro.

 

A empresa que vencer a licitação será a responsável pela fiscalização, cobrança e autuação de quem estacionar sem dinheiro nas ruas de grande fluxo viário na capital. Caso o condutor do veículo não pague a taxa, será advertido com uma multa leve, que se não pagar, torna-se multa de infração do Detran/RO e perda de pontos na Carteira de Habilitação.

 

População contra

 

Esse Projeto atendeu uma solicitação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia – Fercomécio, Associação Comercial de Rondônia – ACR e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho – CDL. Em tese, o estacionamento rotativo é um artificio para abrir vagas de estacionamento nas regiões comerciais da cidade onde o fluxo de veículos é constante.

 

A instalação do estacionamento rotativo na capital é um tema antigo, que vem desde a gestão do então prefeito Carlinhos Camurça. Passou pela gestão de Roberto Sobrinho, que chegou a instalar placas definido os horários. Na gestão Mauro Nazif o assunto também esteve na pauta. No entanto, nenhum desses prefeitos levou a proposta à frente ao se depararem com a reação negativa da comunidade.

 

Dessa vez, o atual prefeito, Hildon Chaves, mostra empenho nessa proposta, encaminhado o projeto à Câmara, que irá debater o tema e decidirá se o imposto será cobrado ou não.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS