O evento contou com a presença de mais de 150 vereadores de todo o Estado, oportunidade em que temas como prerrogativas, desafios dos parlamentares, além de ativismos judicial e omissão legislativa foram abordados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Às vezes vésperas da tradicional marcha dos vereadores (23 à 26 de abril) em Brasília-DF, a União de Câmaras e vereadores de Rondônia - UCAVER, sediou na cidade de Ouro Preto do Oeste o primeiro encontro denominado Conexão Legislativa, nos dias 04 e 05 de abril.
O evento contou com a presença de mais de 150 vereadores de todo o Estado, oportunidade em que temas como prerrogativas, desafios dos parlamentares, além de ativismos judicial e omissão legislativa foram abordados.
Entre os palestrantes estava o juiz de direito, Rogério Montai, magistrado da Comarca de Ouro Preto do Oeste, o qual destacou a importância do poder fiscalizador dos vereadores. “Os vereadores precisam entender a magnitude da função que lhes é garantida constitucionalmente, não se tratando apenas de um órgão, mais sim de um poder”, disse Dr. Rogério Montai.
Já o palestrante, o advogado Manoel Veríssimo, foi enfático em anotar que “hoje vivemos um processo de demonização da política brasileira, e como o vereador está na linha de frente do processo democrático, acaba suportando as frustrações do eleitor com o cenário político. Os agentes políticos, são uma parcela do povo que os representa, e eleito por nós”, destacou o advogado.
O presidente da entidade, vereador Sergio Castilho, destacou que no segundo semestre a UCAVER estará realizando outro encontro onde serão trabalhados temas como: Fim das coligações nas eleições proporcionais, PEC da janela e regularizam das comissões provisórias.
O evento contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado e da Escola do Legislativo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!