AVANÇO: CDL aplaude aprovação do Cadastro Positivo pela Câmara dos Deputados

Esse Cadastro é um banco de dados operado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – e SPC Brasil

AVANÇO: CDL aplaude aprovação do Cadastro Positivo pela Câmara dos Deputados

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho – CDL – comemorou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 441/2017, na última quarta-feira (20), pela Câmara dos Deputados. O PLC desburocratiza as regras do Cadastro Positivo. Esse Cadastro é um banco de dados operado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – e SPC Brasil, que reúne informações sobre o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores.

 

A presidente da CDL Porto Velho, Joana Joanora das Neves, ressalta o avanço dessa medida.  Ela esclarece que com essa mudança, já adotada em outros países, ao invés de levar em consideração somente a inadimplência dos consumidores, se levará em conta também as dívidas que são pagas dentro do prazo, o que vai resultar em acesso ao crédito mais fácil e juros menores para consumidores e empresas.

 

“Esse é um passo muito importante para as empresas brasileiras.  Com as novas regras do Cadastro Positivo os empresários terão mais acertos nos processos de análise e concessão de financiamentos, empréstimos e compras à prazo. Com  a aprovação desse projeto, os bons pagadores terão acesso a juros mais baixos”, explica Joanora.

 

 A dirigente da CDL acredita que a mudança nas regras do Cadastro Positivo também deve estimular a competição na oferta de crédito entre instituições financeiras, como cooperativas, pequenas financeiras e também entre empresas do varejo.

 

Joanora tranquiliza os consumidores acerca da preservação dos dados pessoais. “Os dados e o sigilo bancário permanecem preservados, conforme consta no Código de Defesa do Consumidor”.

 

O PLC segue agora para apreciação no Senado. Se aprovado segue para sanção presidencial. Com a sanção os brasileiros com CPF ativo estarão inclusos a não ser que peçam a exclusão de suas informações, o que pode ser feito de forma gratuita.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS