PRATICIDADE: Contas de gestores de poderes e órgãos agora só via digital

Tribunal de Contas põe fim à remessa física que demandava

PRATICIDADE: Contas de gestores de poderes e órgãos agora só via digital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Buscando garantir principalmente maior rapidez, transparência e eficiência no processo de prestação de contas dos poderes e órgãos estaduais, o Tribunal de Contas (TCE-RO) determinou que as contas de gestão referentes ao exercício 2018, com prazo de remessa até o próximo dia 31 de março, deverão ser feitas exclusivamente em forma digital, por meio do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), via Módulo Corporativo. 

 

Para tanto, a Corte de Contas emitiu ofícios aos gestores dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público estadual e da Defensoria Pública, a fim de que estes adotem as medidas necessárias e em tempo hábil para a plena efetivação da remessa eletrônica, incluindo providências como aquisição da certificação digital e a atualização dos dados dos responsáveis da instituição (gestor, contador e controlador interno) junto ao Sigap. 

 

No mesmo expediente, o TCE também informa e convida os representantes das mencionadas instituições para participar no próximo dia 12, em sua sede, em Porto Velho, do treinamento “Orientações para Prestação de Contas de Gestão/2018 via Sigap”, ação conjunta desenvolvida pela Escola Superior de Contas (Escon) e pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), tendo como público-alvo gestores, contadores e controladores internos, entre outros. 

 

 

PAPEL ZERO 

 

Com a utilização do sistema eletrônico para a remessa das prestações de contas dos gestores estaduais, o Tribunal de Contas põe fim à remessa física que demandava, além de larga utilização de papel, outros gastos administrativos, atendendo, desse modo, à meta “papel zero” da Corte no que se refere à sustentabilidade econômica e ambiental, trazendo benefícios como a virtualização de 100% dos documentos que tramitam no TCE.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS