ALERTA: Casos registrados de malária em Rondônia ainda assustam

O boletim foi emitido pelo Ministério da Saúde com dados colhidos em 2017 e 2018.

ALERTA: Casos registrados de malária em Rondônia ainda assustam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Porto Velho registrou o aumento de 21% nos casos de malária, entre 2017 e 2018. Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Saúde e atualizados, no dia 8 deste mês. De janeiro a dezembro, de 2017, Porto Velho registrou 2.704 casos autóctones de malária (quando a transmissão ocorre no local), sem que a pessoa tenha se deslocado para outras regiões. E no mesmo período de 2018, foram registrados 3.278 casos.

 

De acordo com o boletim emitido, as áreas especiais que concentram a maior incidência de casos notificados são os assentamentos, com aumento de 64%, áreas indígenas também com aumento de 64%, garimpos com 40%, e áreas rurais que registraram um crescimento de 11% nos índices de notificação.

 

O que gera preocupação são as áreas urbanas, próximo das matas ciliares nas margens do Rio Maderia e igarapés da região da capital, onde casos tem sido também registrados.

 

MAIORES PERCENTUAIS EM RO

 

Ariquemes: 122%

Guajará-Mirim: 24%

Nova Mamoré: 78%.

Porto Velho: 30%

Vilhena: 124%.

 

Os dados são referentes ao período de janeiro e dezembro de 2017 e o mesmo período, em 2018. Os dados apontam também que em 2018, Porto Velho teve participação em 43% dos casos de malária, registrados em Rondônia, já o município de Candeias do Jamari, 22%.

 

Os meses que registram históricamente a maior quantidade de casos em Rondônia, são: agosto, setembro e outubro. Em setembro de 2017, foram registrados 798 casos autóctones e no mesmo mês em 2018, 991 casos, quase 200 a mais o que faz acende a luz amarela das autoridades da saúde quanto ao combate ao mosquito transmissor e prevenção.

 

OUTROS DADOS

Mas os dados do Ministério da Saúde também mostram que houve redução nos índices de malária, em algumas localidades. Entre os municípios rondonienses, destacam-se as cidades de Machadinho do Oeste, Cujubim e Alto Paraíso. Só em Machadinho, a redução foi de 52%. Em 2017, o município teve 702 casos autóctones, contra 335 registrados em 2018.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS