ATUALIZADA: Uma das Três Caixas D’Água corre risco de desabar e área é isolada

O motivo seria a corrosão na estrutura de sustentação, que pode ter sido causada por urina de pessoas que frequentam o local

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Defesa Civil de Porto Velho isolou, na tarde de ontem (22), uma das Três Caixas D’Água, localizada na praça do mesmo nome, no bairro Caiari, em Porto Velho. O motivo foi uma corrosão em uma das sapatas, detectada em um laudo feito pela própria Defesa Civil. O Ministério Público já havia constatado problemas na estrutura desse que é um dos principais monumentos histórico da capital rondoniense.

 

Os técnicos acreditam que a causa da corrosão na estrutura da caixa d’água tenha sido a urina de pessoas que frequentam a região. O local será isolado com fitas e avisos por escrito informando a população sobre o problema e a reforma que será feita.

 

Apenas uma caixa d’água apresenta problemas, nas outras duas não foram detectadas avarias. Outros órgãos como o Corpo de Bombeiros e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) também foram informados sobre a situação.

 

Duas casas que ficam localizadas perto das Três Caixas D’Água podem ser atingidas, caso ocorra um desabamento do monumento. Por esse motivo, moradores e comerciantes da região foram notificados quanto a necessidade de saírem do local, enquanto ocorrer a reforma. O MP informou que isso deve ser feito em 30 dias. Outra decisão do MP é que, no mesmo prazo, a Prefeitura de Porto Velho decida sobre a contratação de empresa para fazer a reforma do monumento histórico.

 

As Três Caixas D’Água são um cartão postal de Porto Velho e contam parte da história da capital. Elas foram construídas e projetadas pela empresa norte-americana Chicago Bridge& Iron Works, entre 1910 e 1912.

 

Todas vieram dos Estados Unidos para a nossa cidade, desmontadas em kits, no começo do século passado e eram para atender a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a população local. A capacidade de armazenamento é de 200 mil litros de água em cada uma delas. Os três reservatórios funcionaram até a década de 50.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS