PREVENÇÃO: Semusa realiza seminário integrado para prevenção e controle da sífilis congênita

Abertura da semana de campanha contra sífilis foi realizada nesta terça-feira 16

PREVENÇÃO: Semusa realiza seminário integrado para prevenção e controle da sífilis congênita

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos dias 22 e 23 de outubro, no Rondon Palace Hotel, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h, a Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) realiza o “Seminário Integrado na Prevenção e Controle da Sífilis Congênita”.

 

No evento, serão capacitados os profissionais de saúde da rede municipal e estadual para atuarem juntos na prevenção e tratamento da doença, segundo informou Daniele Souza, gerente de Vigilância Epidemiológica.

 

Os dados epidemiológicos mostram um aumento constante no número de casos de sífilis todo o país, em especial em gestantes e congênita. Em porto Velho, entre 2013 e 2017, foram registrados 614 casos de sífilis em gestantes, e 409 casos de crianças expostas à sífilis congênita.

 

 

Este ano, entre os meses de janeiro a setembro, a Semusa já registrou 87 casos de sífilis congênita e 111 casos de sífilis em gestantes.

 

Campanha

 

Na manhã desta terça-feira 16, no auditório da secretaria, a Coordenação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) abriu a Semana de Combate a Sífilis, com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da doença, especialmente durante o pré-natal. O evento contou com representantes de diversas entidades ligadas a saúde.

 

 

“ O teste rápido para sífilis é oferecido em todas as unidades de saúde da atenção básica, o que facilita o diagnóstico precoce de pessoas infectadas. Após o diagnóstico, os pacientes podem realizar o tratamento na unidade mais próxima de sua casa”, explicou a secretária de Saúde, Eliana Pasini.

 

Sífilis

 

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida de uma pessoa infectada para outra durante o sexo desprotegido, bem como por intermédio da transfusão de sangue e da mãe infectada, que passa para o bebê durante a gestação ou no parto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS