CÂNCER: Hospital do Amor agenda servidoras para campanha anual Outubro Rosa

O principal objetivo da mobilização é sensibilizar a população para a detecção precoce do câncer

CÂNCER: Hospital do Amor agenda servidoras para campanha anual Outubro Rosa

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os exames médicos para prevenir o câncer de colo de útero e de mama oferecidos pelo Hospital de Amor da Amazônia alcançarão as servidoras do Estado de Rondônia nos dias 3 e 4 de outubro, marcando o início das ações da campanha anual Outubro Rosa voltada às mulheres.


Serão realizados exames papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero e mamografia para prevenir o câncer de mama. As ações serão viabilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A carreta estará à disposição do público alvo, no estacionamento Pirarucu.



O principal objetivo da mobilização é sensibilizar a população para a detecção precoce do câncer. “O câncer, principalmente o de colo de útero, é silencioso, geralmente a mulher não sente os sintomas no início. Por isso é importante fazer os exames anualmente, porque se for diagnosticada alguma alteração será no início, quando as chances de cura variam entre 80% e 90%”, explica Eusiene Dalpra, técnica de enfermagem, que atua na GPES.

 



Agendamentos



Os agendamentos estão sendo feitos no ambulatório do Palácio Rio Madeira, no edifício Pacaás Novos, das 8h às 13h, entre os dias 21 e 28 de setembro. Para fazer o agendamento é preciso que a servidora leve em mãos cópia do RG, CPF, comprovante de residência e do cartão do SUS.

 



Pré-requisitos:



Para realizar a mamografia, as mulheres precisam ter entre 40 e 69 anos de idade, não estar grávida ou amamentando, não ter sido diagnosticada com câncer de mama ou em tratamento.



Para fazer o exame preventivo Papanicolau, as mulheres precisam ter entre 25 e 64 anos, não estar grávida, não utilizar pomada ginecológica ou duchas dois dias antes do exame e não ter relação sexual dois dias antes do exame. Após a menstruação, as mulheres precisam aguardar cinco dias para realizarem este exame.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS