DESEMPENHO: Núcleo de Apoio da Corregedoria promove redução de mais de 7 mil processos

Os juízes substitutos trabalham em conjunto com os magistrados titulares das Varas e se responsabilizam por processos que podem ser resolvidos em menor tempo.

DESEMPENHO: Núcleo de Apoio da Corregedoria promove redução de mais de 7 mil processos

Foto: Comunicação - TJRO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Núcleo de Apoio das Unidades de Primeiro Grau (Nuap), da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), completa um ano em exercício no Poder Judiciário de Rondônia, nesta sexta-feira (29). Desde que foi implantado, o grupo já auxiliou mais de doze comarcas diferentes e ajudou a acelerar o andamento de 7 mil processos.

 

Inicialmente denominado “Grupo de Apoio e Monitoramento de Metas do Primeiro Grau” (Gruamep), o setor nasceu durante o biênio 2016/2017 com objetivo de ajudar a diminuir a quantidade de processos em varas que estavam sobrecarregadas. A proposta permaneceu durante a gestão do corregedor-geral José Jorge Ribeiro da Luz e, com a reestruturação da CGJ, foi nomeado Núcleo de Apoio das Unidades de Primeiro Grau (Nuap).

 

A proposta é a mesma: uma equipe de assessores auxilia juízes substitutos na pesquisa de doutrinas, jurisprudências e elaboração de minutas de sentenças, decisões e despachos. Os juízes substitutos trabalham em conjunto com os magistrados titulares das Varas e se responsabilizam por processos que podem ser resolvidos em menor tempo.

 

 

Computadores alinhados

Monitoramento das unidades judiciais

 

 

Assim ocorreu na 6ª Vara Cível. A unidade, capitaneada pela juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira, acumulava aproximadamente 2 mil processos no acervo em decorrência da migração de processos físicos para o campo digital e do processo inicial de reestruturação do novo ambiente do Gabinete. O Nuap, sob coordenação do juiz substituto Pedro Sillas Carvalho, auxiliou o Gabinete da Vara a diminuir cerca de 383 processos, em duas semanas.

 

“Devido à situação excepcional, a unidade apresentava alguns processos com prazo de mais de 150 dias. Com o auxílio e a estruturação do Gabinete, atualmente vem se mantendo a média de 650 processos conclusos, número este também devido à celeridade dos trabalhos da Central de Processos Eletrônicos (CPE). Somente alguns ultrapassam o prazo de 30 dias”, explanou.

 

O Núcleo também teve sua importância destacada em casos peculiares como a comarca de Machadinho do Oeste, cuja Vara Única está sem titularidade e beira quase 8 mil processos. A comarca foi auxiliada pelo Nuap por quatro vezes. No último auxílio, ocorrido em maio, o núcleo concluiu 743 da meta estimada em 600 processos.

 

 

NUap 1

Grupo já auxiliou mais de doze comarcas

 

 

Em duas ocasiões, o juiz substituto Muhammad Hijazi Zaglout prestou auxílio à unidade por meio do Nuap. “Superamos a meta em uma comarca com diferentes peculiaridades, que tem muita demanda e perspectiva de aumentar o número de processo devido a fatores econômicos. Considerando o volume de trabalho, o auxílio do Nuap tem se mostrado bastante relevante”, pontuou.

 

Como se observa nos casos das 6ª Vara Cível e da Vara Única de Machadinho do Oeste, as dificuldades enfrentadas pelas unidades são as mais variadas, desde volume de serviços, dificuldade de cumprimento de mandados e falta de efetivo para abarcar a demanda.

 

Por esta razão, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Adolfo Theodoro Naujorks Neto, considera o Nuap um reforço valioso para a CGJ avaliar a situação das unidades. “Os números das varas judiciais indicam que temos uma sobrecarga de trabalho”, ressaltou o magistrado.

 

 

corregedor

Corregedor-geral da Justiça José Jorge Ribeiro da Luz

 

 

Números

 

Desde que foi instituído, o Nuap auxiliou em 7.244 processos. O grupo composto por seis assessoras é lotado na Corregedoria-Geral da Justiça, de onde prestam assessoria aos juízes substitutos nos auxílios ao Primeiro Grau.

 

Apenas neste semestre, o Nuap auxiliou a Vara de Execuções Penais; as Varas Únicas de São Miguel do Guaporé e Machadinho do Oeste, além das 1ª, 3ª, 7ª e 9ª Varas Cíveis. Em todos os casos, os resultados ultrapassaram a meta de colaboração.

 

O volume de trabalho apresentado no período de um ano é significativo, considerando os limites orçamentários que o Tribunal de Justiça de Rondônia deve respeitar. O Nuap dispensa deslocamento da equipe, o que evita custos como pagamentos de diária. O volume de trabalho obtido em um ano comprova o sucesso do trabalho, afirma o juiz auxiliar da CGJ, Cristiano Gomes Mazzini. “O Nuap teve por inspiração criar alternativas aos limites orçamentários. Mais de 7 mil atos judiciais é um volume muito significativo, principalmente diante do ângulo econômico”, declarou.

 

Para o corregedor-geral da Justiça, José Jorge Ribeiro da Luz, os números apresentados pelo Nuap se devem à força de trabalho de pessoas qualificadas e com excelência de qualidade no serviço de prestação jurisdicional. “Contamos com juízes substitutos e uma equipe de assessores de altíssima qualidade. O Nuap é uma solução imediata que efetiva a prestação jurisdicional”, concluiu o desembargador.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS