Mais de nove mil professores são capacitados em cursos técnicos, mestrados e doutorados

Os cursos de curta duração foram ofertados nas modalidades: presencial e a distância. O Governo de Rondônia investiu R$ 1.465.142,88.

Mais de nove mil professores são capacitados em cursos técnicos, mestrados e doutorados

Mais de 9 mil professores da rede estadual de ensino participam de curso de formação continuada / Foto: Secom

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ter profissionais capacitados no serviço público é a aposta do governo de Rondônia que nos últimos anos investiu na formação continuado de educadores para acelerar os avanços na Educação. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 9.741 professores foram qualificados em cursos técnicos, mestrados e doutorados em 2017.

 

O Governo de Rondônia investiu R$ 1.465.142,88. A formação acontece através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica- (Parfor), Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo); Pós- graduação (Mestrado e Doutorado); Programa de Saúde na Escola; Programa de Tutoria Pedagógica e formação continuada por área de conhecimento.

 

Os cursos de curta duração foram ofertados nas modalidades: presencial e a distância.  Através de parceria com a Fundação Telefônica Vivo foram realizados à distância os cursos de Recursos Tecnológicos e Papel do Professor, ambos com 20h de carga horária. Enquanto que na modalidade presencial foram realizados cursos especializados por área de conhecimento, cursos do Programa Saúde na Escola e do Programa de Tutoria Pedagógica.

 

Outros 100 educadores foram formado no Projeto Açaí direcionado ao magistério nas aldeias de Rondônia, segundo a Gerência de Modalidades Temáticas.  Mais 726 receberam capacitação na área esportiva, segundo a Gerência de Esportes e 6.981 foram formados conforme dados da Gerência de Educação Básica.

 

Segundo a Gerência de Formação, cinco servidores da educação participam do curso de Doutorado Interinstitucional em Psicologia através de contrato com a Associação de Assistência a Cultura na Amazônia Moacyr Grechi (AACAM) em que a Faculdade Católica de Rondônia em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ministra o curso.

 

Já no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública participam 27 servidores através de contrato com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). O curso é ministrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

PROJEÇÕES

 

Novos investimentos para capacitação dos professores são projetadas para 2018. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica, haverá formação por área de conhecimento presencial, em Porto Velho. Também estão previstas novas formações de Tutoria Pedagógica. Além de oficinas pedagógicas através do Proinfo.

 

O atendimento do Programa Escola Conectada realizada em parceria com a Fundação Telefônica Vivo está previsto para março. O Panfor terá encerramento de turmas até abril.

 

Para a Seduc, a formação continuada dos servidores da Educação traz um impacto positivo em sala de aula com o fomento de uma educação diferenciada com mais eficiência e facilitação no processo de aprendizagem dos estudantes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS