Uma ação que está sendo realizada pela PMRO no campus de Porto Velho desde o ano passado e que tem gerado bons resultados
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), preocupada com a segurança e integridade da comunidade acadêmica e dos frequentadores do campus de Porto Velho, realizou na última sexta-feira (23), uma reunião com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) para discutir estratégias que garantam mais segurança para comunidade acadêmica e comunidade em geral.
Participaram da reunião o chefe de gabinete da UNIR, professor Adilson Siqueira, os pró-reitores de Administração e de Planejamento, Charles Dam Souza Silva e Otacílio Moreira de Carvalho, respectivamente, a diretora administrativa do Campus de Porto Velho, Verônica Rocha Dias, o tenente coronel Marcos Freire, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, e o subtenente Raimundo Soares do Nascimento.
Uma ação que está sendo realizada pela PMRO no campus de Porto Velho desde o ano passado e que tem gerado bons resultados, segundo a diretora Verônica Rocha, é o patrulhamento, por meio da Patrulha Escolar. O tenente coronel Marcos Freire garantiu que esse serviço continuará sendo prestado da mesma maneira, pois inibe a prática de crimes, o vandalismo e os furtos na região. Ele também acrescentou que a PMRO está pronta para o atendimento de ocorrências no local, desde que seja devidamente acionada.
Outro ponto que diz respeito à segurança da comunidade acadêmica e comunidade em geral, de acordo com o chefe de gabinete da UNIR, é com relação ao transporte coletivo da capital, onde têm sido registrados roubos e tentativas de roubo, especialmente no trajeto do ônibus que atende ao campus, no trecho compreendido entre o trevo da BR 364 com Avenida Campos Sales até a Vila Princesa. Como este tema depende também do apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), os representantes da UNIR e da PMRO concordaram em agendar uma nova reunião para discutir o assunto e as providências juntamente com a Semtran.
Na oportunidade, o tenente coronel Marcos Freire e o subtenente Raimundo Soares do Nascimento apresentaram os projetos sociais que são desenvolvidos pelo Núcleo de Polícia Comunitária (NPC/PMRO) em algumas escolas de Porto Velho e solicitaram o apoio da UNIR para acompanhamento e desenvolvimento dos projetos, bem como para capacitação dos coordenadores e responsáveis.
Segundo o subtenente Nascimento, são ministradas aulas de judô, futebol de salão, handebol, karatê e taekwondo aos alunos das escolas Jejus Burlamaqui, Bela Vista, Jorge Vicente Salazar, Sebastiana, Hélio Botelho e João Afro Vieira. “As aulas são gratuitas e os estudantes ganham todo o material necessário para as atividades como kimonos, uniformes e chuteiras”, destacou Nascimento.
Sobre esse assunto, o professor Adilson Siqueira informou que as demandas da PM, após formalização via ofício, serão encaminhadas para os setores que poderão fazer o levantamento das ações afins que já são desenvolvidas pela UNIR na comunidade e que poderão contribuir com os projetos da PM, como a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e os Núcleos de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) e de Saúde (NUSAU), entre outros departamentos.
O professor Otacílio Moreira destacou que o departamento de Economia, pode, por exemplo, desenvolver projetos de geração de renda para a comunidade da Vila Princesa, que é geograficamente mais perto da UNIR e que já recebe atendimento tanto da Universidade como da PMRO, entre outras ações.
Em nome do reitor Ari Miguel Teixeira Ott, o professor Adilson Siqueira encerrou a reunião destacando a importância da parceria que está sendo firmada entre a UNIR e a PMRO, que poderá gerar ainda mais frutos e benefícios para ambas as instituições.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!