Os parlamentares foram unânimes em apoiar os Municípios, encorajando os gestores a se manterem firmes na reivindicação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais de 40 Prefeitos se reuniram em audiência com os Deputados Estaduais, na Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta terça-feira (14). Atendendo convocação da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, os gestores reivindicaram extensa pauta de melhorias às suas administrações, entre elas, um auxílio financeiro de R$ 100 milhões e adequações aos repasses para o transporte escolar e manutenção das estradas rurais. Os parlamentares foram unânimes em apoiar os Municípios, encorajando os gestores a se manterem firmes na reivindicação.
A Assembleia Legislativa, representada pelos Deputados componentes da Mesa Diretora, os Municípios, representados pelos Prefeitos, e a AROM assinaram um Termo de Compromisso pela causa municipalista. No documento, os parlamentares se comprometem a aprovarem em tempo recorde as matérias que favorecem às Prefeituras, assim como a não recepcionarem projetos que prejudiquem os Municípios, sem que haja abertura para discussão pelo municipalismo.
Na audiência, os Prefeitos defenderam a aprovação urgente de um projeto a ser enviado pelo Poder Executivo Estadual, autorizando a transferência do recurso para ajudar os Municípios no encerramento do exercício financeiro deste ano. As manifestações de aflição e alertas partiram dos chefes de Executivo das diferentes regiões do Estado, que discursaram em tom de desabafo, rogando por socorro financeiro e ajustes nas metodologias de transferências, como a do Transporte escolar.
Todos os Deputados presentes na audiência demonstraram sensibilidade com a pauta dos Prefeitos, recepcionando-os e antecipando, em Tribuna, o seu posicionamento favorável. Da mesma forma o Presidente da ALE, Deputado Maurão de Carvalho, comprovou a postura municipalista do Parlamento de Rondônia, abrindo as portas para os Prefeitos e fazendo o compromisso de pôr em pauta o projeto, que a AROM espera ser enviado pelo Governo para aprovação do Legislativo em regime de urgência, para dar tempo de os gestores promoverem o fechamento das contas.
O Governo do Estado, atendendo ao convite do Presidente Maurão de Carvalho, foi representado pelo Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, Émerson Castro, que se posicionou pelas ações municipalistas e reafirmou o desejo do governador Confúcio Moura em atender o pleito dos Prefeitos, com legalidade necessária. Ao final, os Prefeitos saíram com a expectativa de receberem, em 27 de novembro, um posicionamento formal quanto à viabilidade da concessão do auxílio reivindicado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!