A equipe são três no mínimo e máxima de sete pessoas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na próxima quarta-feira, 15, será realizado o 13º Enduro a Pé, com o tema ‘Desafio das Garças’, das 8 às 17 horas, no Balneário Rio das Garças. A incrição custa 40 reais, mais 1 quilo de alimento. É necessário que a equipe seja composta no mínimo de três pessoas e máximo sete integrantes. O evento é promovido pela Amazônia Adventure. As reservas são realizadas através do número 99256-0007.
Regulamento:
1. Evento: 13º Enduro a Pé de – Desafio rio das Garças - Ano 2017
1.1. Enduro a pé de regularidade.
1.2. Saída e chegada no Balneário Rio das Garças – BR-364 km 21,5 na Estrada do Taboca km 5 – Porto Velho/RO
2. Horários, inscrições e concentração das equipes
2.1. Inscrições devem ser efetuadas na Saint Louis Café & Bistrô na Avenida Carlos Gomes, 1517 – Centro, dás 8h as 20h através do preenchimento da Ficha de Inscrição e Termos de Responsabilidade.
2.2. Ordem de largada: Por meio de sorteio das fichas de inscrição.
2.3. Comparecimento dos participantes às 8hs00 - largada às 9hs30 com chegada prevista para as 14h30.
2.5. A largada da primeira equipe está prevista para as 09h30m00s (nove horas e trinta minutos), o da segunda equipe para as 09h31m00s, o da terceira equipe para as 09h32m00s e assim sucessivamente. A organização se reserva o direito de alterar, para mais ou para menos, o intervalo de tempo entre a largada das equipes, mas mantendo o primeiro horário fixo, salvo motivo de força maior.
2.6. Nos locais de provas com restaurantes, lanchonetes e serviços de refeição não serão permitida a entrada de alimentos e bebidas para consumo. Só serão autorizados suplementos e hidratantes para serem utilizados durante o período de prova.
3. Participação
3.1. Aberta a participação máxima de 70 equipes.
3.2. As equipes devem possuir no mínimo 3 (três) e no máximo 7 (sete) integrantes.
3.3. Idade mínima é de 12 anos completos. 3.4. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.
3.5. A organização da prova poderá no início ou a qualquer momento não aceitar mais inscrições de equipes que promovam desordem nos locais de provas, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigram a competição ou qualquer equipe participante.
4. Roteiro
4.1. Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.
4.2. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para paradas, descanso e lanches.
4.3. Deslocamento: É definido um tempo para cobrir o trecho, onde as equipes não precisam manter a média horária.
4.4. Provas Especiais: As equipes que passarem pelas provas especiais ganharão bonus se for definido na própria planilha.
4.5. Os trechos de medição serão os seguintes:
a. Básicos
b. Ramificações - roteiros secundários
c. Especiais - contra o relógio.
5. Equipamentos de Segurança
5.1. A organização do evento fornecerá os equipamentos que forem necessários.
5.2. As equipes devem possuir os seguintes equipamentos obrigatórios: Um cantil ou garrafa Squeeze, saco plástico para lixo, cronometro, lanche de trilha, kit de 1º socorros, bússola, canetas, prancheta pequena, calculadora simples.
5.3. O vestuário poderá ser: Tênis confortável ou bota, blusa de moleton, capa de chuva, calça de moleton ou Bermuda, meias grossas, etc. Levar roupa e calçado para o retorno ao final do dia. As equipes devem utilizar uniformes próprios se não houver determinação da direção de prova para a utilização das camisetas fornecidas no início da etapa.
6. Prova
6.1. Será fornecida 1 planilha por equipe no início da prova, com indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolo referência. ( se houver ramificação será fornecida planilha complementar do trecho indicado ). Poderão ser impressas planilhas para os integrantes que estarão disponíveis na página da competição dois dias antes do evento. Se não houver disponibilização na página serão fornecidas 3 planilhas por equipe no local do evento.
6.2. A Planilha constará de 3 colunas:
a primeira ( esquerda ) com distância em metros,
a segunda ( centro ) para o símbolo referência do sentido a ser seguido,
a terceira ( direita ) com informações complementares e/ou importantes.
6.3. As equipes largarão em intervalos determinados pela organização, obedecendo à ordem de classificação da última etapa para o primeiro colocado de cada categoria e de chegada na sede da organização para as demais..
6.4. Durante o trajeto os participantes devem usar jalecos ou camisetas dos organizadores, se for solicitado. A equipe será punida com 1000 pontos se um dos integrantes estiver sem a camiseta.
6.5. Utilizar camisetas ou propaganda de outra competição sem o consentimento do organizador acarretará a desclassificação da equipe.
6.6. Planilha do Percurso
6.6.1. Tempo: Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.
6.6.2. Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária em cada trecho. (distância em metros)
6.6.3. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para parada. (descanso, lanches, etc.)
6.6.4. Deslocamentos: É definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média.
6.6.5. Referências: Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.
6.6.6. Provas Especiais: As equipes que passarem pela provas especiais ao longo do percurso ganharão bonus, conforme definido em planilha
6.6.7. Planilha de Ramificação: Só terá o percurso de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. No mínimo 1 integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo. A não passagem pelo PC de Ramificação indica a perda de 500 pontos.
6.6.8. PC Virtual - Ao encontrar o Posto de Controle Virtual, a equipe deve informar a distância do início do Trecho determinado na planilha até aquele ponto. ( cada metro errado acarretará na perda de 1 ponto )
6.6.9. No caso de algum imprevisto como: surgimento de nova estrada, nova cerca, cadeado em porteira, ponte caída, erosões, rio cheio, queda de barreira, atoleiros, abelhas, gado, etc. que impossibilitem a passagem ou provoquem alguma alteração no roteiro, corre por conta das equipes procurarem os meios que as conduzam o mais breve possível ao roteiro original. Seus tempos ideais permanecerão inalterados.
7. Apuração
7.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão e a hora oficial será fornecida pelo diretor de prova.
7.2. O PC ( posto de cronometragem ou de controle ) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e/ou em ordem cronológica onde anotarão os tempos reais de passagem das equipes, se a equipe estiver completa, etc.
7.2.1. O Posto de controle virtual será um marco, uma placa, ou o posto de controle, dispostos no percurso, ou simplesmente a marcação na planilha. Deverá ser anotada a distância a partir do marco zero, previamente definida na planilha, até este ponto e entregue para a direção de prova quando solicitado.
7.2.2. A equipe perderá 1 ponto para cada metro de erro, anotado para mais ou para menos.
7.3. A não passagem em um PC determina a perda de 800 pontos.
7.4. A equipe perderá os seguintes pontos na passagem dos PCS:
7.4.1. 1 ponto por segundo de atraso
7.4.2. 2 pontos por segundo adiantado
7.4.3. 500 pontos fixos por equipe se os participantes passarem separados por 30 segundos entre o primeiro e o último integrante.
7.4.4. O PC do lixo recolherá todos os resíduos acumulados pelas equipes durante o trajeto, inclusive as folhas de planilhas. A não passagem da equipe por este ponto determinará sua desclassificação. A falta de folhas da planilha também determinará a perda de 100 pontos fixos.
7.4.5. O não cumprimento das instruções específicas na planilha acarretará a perda de 1000 pontos fixos.
7.4.6. O atraso superior a 10 minutos na passagem do PC implicará na perda de 600 pontos fixos.
7.4.7. O adiantamento de 5 minutos na passagem do PC implicará na perda de 600 pontos fixos.
7.5. Será vencedora a equipe que perder menos pontos na soma total dos PCS.
7.6. A autoridade do PC: ao avistar um PC a equipe participante deverá prosseguir normalmente respeitando a fila de passagem, ou seja, não poderá ultrapassar outras equipes no campo de visão do PC.
7.7. Os PCs funcionarão até 20 minutos após o tempo de passagem da última equipe.
7.8. Descarte de PC - a direção de prova poderá a seu critério descartar um ou mais postos de controle durante a prova. Será avisado antes da largada e, obrigatóriamente o PC de descarte deverá ser um PC que a equipe passou.
7.9. O descarte de posto de controle valerá, a critério da organização.
8. Recursos e Protestos
8.1. Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até 10 minutos após a chegada ideal do último participante. O recurso deve ser escrito e não verbal, ter a assinatura dos integrantes da equipe e o depósito de R$ 100,00 que será devolvido se for considerado procedente.
8.2. O protesto de uma equipe à outra será aceito mediante depósito de R$ 100,00 e será devolvido se for julgado procedente.
8.3. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova.
8.4. Após divulgado o resultado oficial no final da prova não serão mais aceitos recursos.
9. Motivos Desclassificatórios
9.1. Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes.
9.2. Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição.
9.3. Intimidação verbal ou física contra outras equipes ou aos postos de controle, resgates, pessoal de apoio ou ao diretor de prova.
9.4. Palavras obscenas e atos ofensivos contra outras equipes ou contra a própria equipe..
9.5. Danos causados a propriedades particulares.
9.6. Danos causados a natureza.
9.7. Não passar pelo PC de chegada.
9.8. Empregar atitudes desleais a outros concorrentes.
9.9. Utilizar na equipe algum acompanhante que não seja membro escrito e não tenha sido autorizado pelo diretor de prova.
9.10. Usar trena de roda ou medidor de distância com odômetros.
9.11. Utilizar mais de 1 integrante de equipes Graduadas na categoria Trekkers.
9.12. Alterar ou mexer na máquina ou anotações dos PCS.
9.13. Deixar integrante da equipe no percurso sem avisar o Posto de Controle ou Resgate da prova.
10. Penalidades
10.1.Não passar pelo PC ou PV: 800 pontos
10.2.Tumultuar o Trabalho do Pc: 200 pontos
10.3.Não respeitar a fila no Pc: 200 pontos
10.4.Não passar pelo PC de ramificação: 500 pontos
10.5.Não fechar porteiras: 180 pontos
10.6.Chegar com menos de 2 integrantes na equipe: 100 pontos por integrante por Posto de Controle
10.7.Não trazer alimentos quando solicitado: 200 pontos
10.8.Não largar no horário estabelecido: 500 pontos
PC - Posto de controle, onde são anotados os tempos das equipes.
PV - Posto de controle Virtual, onde são anotadas as distâncias fornecidas pelas equipes.
11. Vistoria e Identificação dos Competidores.
11.1.Todas as orientações às equipes serão dadas as 8hs30 no local da competição.
11.2. Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade e fichas de inscrição.
12. Empates
12.1.Nas Provas: Os Empates serão decididos considerando-se o o concorrente que tiver maior número de "zeros pontos de atraso" nos postos de cronometragem, caso persista o maior números de "um" e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor da prova.
12.2. No Campeonato: Os empates serão decididos considerando-se vencedora a equipe que tiver maior número de vitórias em etapas válidas. Se persistir a igualdade, será considerado o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor.
12.3. Se houver descarte obrigatório de uma etapa: O vencedor será decidido a favor da equipe que somar o maior número de pontos em "todas" as provas disputadas. Se persistir o empate será utilizado a seguir o critério do ítem 12.2.
13. Categorias
Trekkers Iniciantes: Destinada a iniciantes e novatos, não será permitida a utilização de equipamentos de navegação, só calculadoras sem programação. A equipe que utilizar equipamentos será incluída na categoria Trekkers. As equipes permanecem nesta categoria por um ano e depois ascendem a categoria Trekkers.
obs. Bússola, calculadora simples e cronômetro são equipamentos obrigatórios em todas as categorias
14. Premiação das equipes
14.1. Serão distribuídos Troféus para os primeiros colocados. As equipes tem um prazo definido para a retirada dos troféus.
15. Casos Omissos
15.1. Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de Prova.
Editado pelo Rondoniaovivo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!